Em que lugar está a maior torre de controle remota do mundo?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto NATS (Divulgação)

Para o final de 2022, quinze aeroportos serão gerenciados de forma remota a partir de um único lugar: a torre de controle localizada em Bodø, no norte de Noruega, a maior torre de controle remota do mundo hoje. Atualmente, os aeroportos de Røst e Vardø, a 115 e 750 quilômetros de distância da base, já são gerenciados dali.

A torre é propriedade e gerenciada pela Avinor, o fornecedor de serviços de navegação aérea da Noruega. A Indra e seu sócio tecnológico, a Kongsberg, oferecem os sistemas que permitem a transição das torres convencionais dos aeroportos para torres digitais centralizadas. A InNOVA, o sistema de torres da Indra permite que os controladores de voo e os técnicos do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) tenham consciência da situação na hora de gerenciar voos e movimentações em solo. O sistema de comunicação de voz GAREX, também da Indra, garante uma comunicação confiável com os pilotos.

Graças ao sistema de torre remota, a Avinor obtém a informação necessária para uma gestão segura do tráfego aéreo e terrestre em uma única tela. Esta informação inclui, por exemplo, fichas de voo eletrônicas, a situação do tráfego aéreo e informação meteorológica.

Pode ser ampliada para incluir redes de segurança avançadas e funções automáticas que são utilizadas em alguns dos aeroportos mais complexos do mundo. O sistema foi projetado para que os controladores possam gerenciar de forma remota vários aeroportos a partir de um mesmo posto de trabalho, assim como a Avinor validou em um projeto SESAR em 2019, com posteriores validações esperadas para o início de 2021.

Em 2009, o fornecedor de serviços de navegação britânico NATS encomendou à Indra o sistema de torres para a primeira “torre remota” do mundo, a Virtual Control Facility de Heathrow.

Essa matéria contou com informações e fotos da INDRA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul celebra a formatura da primeira turma da Associação Voar

0
A Associação Voar, instituição sem fins lucrativos que dá bolsas de estudo para formações na área da aviação comercial, vai realizar