Em um só voo, Antonov leva 5 grandes motores de Airbus A350 para manutenção

Motor sendo carregado no AN-124 – Imagem: Antonov Airlines

A Antonov Airlines efetuou recentemente mais um transporte especial através de um seus grandes aviões Antonov AN-124 Ruslan, após contratada para levar 5 grandes motores de Airbus A350.

Os propulsores do moderno jato da Airbus são os Rolls-Royce Trent XWB, que possuem mais de 3,00 metros de diâmetro. Juntos, os 5 motores transportados totalizaram cerca de 84 toneladas.

Segundo a Antonov, o contrato se deu devido à necessidade de envio dos propulsores desde o Qatar, no Oriente Médio, para manutenção em Hong Kong, no Extremo Oriente. Além da ida, o AN-124 ainda retornou para o Qatar transportando outros 5 motores de reposição.

Avião Antonov An-124 Ruslan Brasil
Antonov AN-124 – Imagem: Vitorinostudio / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Dados da plataforma RadarBox mostram que a aeronave utilizada foi o Ruslan registrado sob a matrícula UR-82027. Apesar de divulgado nesta semana pela empresa, o movimento começou no dia 2 de agosto.

O avião voando rumo ao Oriente com os 5 motores – Imagem: RadarBox

O AN-124 partiu de Doha e, após pouco mais de 6 horas de voo, fez uma escala técnica no aeroporto de Dhaka, em Bangladesh, antes de continuar para mais 3 horas e 40 minutos até Hong Kong.

No retorno, que começou no dia 4 de agosto, o percurso foi o mesmo com a parada em Dhaka, chegando de volta a Doha no dia 5 de agosto.

O AN-124 voando de volta para Doha – Imagem: RadarBox

Embora, pelo modelo dos motores e localização da origem do voo, possa-se supor se tratar de propulsores da Qatar Airways, a Antonov não especificou quem a contratou para o transporte especial.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias