Início Empresas Aéreas

ATR72 da VOEPASS é registrado arremetendo várias vezes em Ribeirão Preto

Enquanto se prepara para retomar operações no começo de julho, a VOEPASS aproveita os dias de junho para promover a readaptação de seus pilotos ao voo, após mais de três meses parados. Parte desse processo inclui o treinamento em voo, com toques e arremetidas na pista de sua base, em Ribeirão Preto.

As imagens acima foram capturadas no dia 10 de junho e mostram um dos vários voos de readaptação de pilotos que a VOEPASS tem promovido. Segundo o autor do vídeo, o ATR72 escalado para o voo foi o de matrícula PP-PTN, batizado de “Jaçanã”.

Ao longo de vários minutos, o ATR72 executou circuitos de pouso, seguidos por uma manobra chamada Touch and Go Landing (TGL), em que a aeronave toca a pista, mas não para completamente, re-acelerando e ganhando os céus novamente. É um procedimento largamente utilizado no treinamento de pilotos.

Naquele dia, estava em operação a pista 36 do aeroporto Leite Lopes, onde fica a sede operacional da Passaredo, na cidade de Ribeirão Preto.

Volta da VOEPASS aos voos

Recentemente, o Grupo VOEPASS, que tem a Passaredo e a MAP Linhas Aéreas como membros, anunciou que retorna às operações regulares em 3 de julho.

Na Passaredo, a princípio, as operações atualmente programadas se resumem a ligações diárias entre Ribeirão Preto e São Paulo – Guarulhos e dois voos por semana de sua sede no interior paulista para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Esses voos serão operados com aeronaves da Passaredo.

Por sua vez, os aviões da MAP Linhas Aéreas serão empregados em voos na região norte, ligando a cidade de Manaus a Altamira, Belém, Parintins, Itaituba, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Coari, Eirunepé e Carauari.

Procedimentos especiais

O comandante Felício, presidente do Grupo, também chegou a fazer um vídeo onde explicou sobre os procedimentos de biossegurança que estão sendo adotados, em adição aos que já existem.

Um destaque dado por Felício está na limpeza das aeronaves onde, antes de cada embarque, haverá uma desinfecção total, além da proteção de passageiros e tripulantes, através do uso de álcool em gel e produtos desinfetantes. Os check-ins dos aeroportos também terão proteções para garantir a integridade da equipe e dos viajantes.

Outra novidade é o novo aplicativo gratuito que facilitará os procedimentos de embarque dos clientes. Com ele, será possível fazer o check-in e utilizar o celular para apresentar o cartão de embarque eletrônico sem precisar tocar em nada.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.