Em vídeo, momento em que motor de Boeing 777 estoura após a decolagem em LA

Um voo da Philippines Airlines fez um pouso de emergência depois que um de seus motores estourou logo após a decolagem do Aeroporto Internacional de Los Angeles, nessa quinta-feira, 21 de novembro, disseram autoridades. O incidente foi flagrado em vídeos.

Boeing

O Boeing 777-300 da Philippine Airlines, com registro RP-C7775, realizando o voo PR113 de Los Angeles para Manila (Filipinas) com 342 pessoas a bordo, estava na subida inicial quando entrou em contato com o controlador de tráfego aéreo e declarou: “Mayday, Mayday, Mayday”.

Escute a gravação da comunicação da tripulação com o controlador de tráfego no Tweet abaixo:

Em seguida, o piloto no comando reportou que o motor do lado direito (um GE90) estava inoperante. A aeronave subiu para 5.000 pés (~1700 metros) e se posicionou para uma aproximação à pista 25L de LAX, onde pousou com segurança, cerca de 12 minutos após a partida.

Flagra do cinegrafista amador

Do solo, um cinegrafista amador flagrou o momento em que o motor estoura. No vídeo, percebem-se estrondos altos com chamas vermelhas e amarelas de 2 a 3 metros de comprimento disparando continuamente pela nacele do motor direito. Notavelmente, foram pelo menos 8 a 10, talvez ainda mais estrondos e chamas contínuas emitidas pelo motor. O vídeo está disponível logo abaixo.

Não se pode observar nenhum despejo de combustível, como é comum nessas situações, a fim de fazer com que a aeronave perca peso para o pouso. No entanto, ainda não se sabem as condições do avião e o que exatamente aconteceu, nem o que levou os pilotos a optarem por pousar imediatamente, sem que houvesse o alijamento do combustível.

Embora não houvesse o alijamento, sabe-se, porém, que a aeronave estava muito pesada quando pousou, já que o voo de Los Angeles a Manila é longo, atravessando todo o Oceano Pacífico em mais de 7.000 milhas ou 11.200 Km de distância.

Em um outro vídeo, filmado por um passageiro, é possível ver os estouros de dentro da aeronave.

Boeing 777 pousa normalmente

O pouso foi normal e o avião foi recebido no chão por bombeiros de Los Angeles. Não havia foto e os pilotos taxiaram pela pista normalmente. Em seguida, o voo foi cancelado e a companhia aérea foi responsável por acomodar os passageiros que estavam a bordo.

Outro vídeo postado nas mídias sociais mostrava passageiros descendo um lance de escadas da frente do avião com um ônibus nas proximidades.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias