Início Acidentes e Incidentes

Embraer 195 sofre bird strike, pousa, e tem outro impacto na decolagem seguinte

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer E195 LOT Polish
Embraer E195 da LOT – Imagem: tjdarmstadt / CC BY

A tripulação de um jato Embraer 195 passa por um dia inusitado nessa terça-feira, 4 de agosto, na Polônia, com a repetição de um mesmo incidente em duas decolagens seguidas.

Segundo informações obtidas pelo portal The Aviation Herald, a aeronave envolvida nas ocorrências de hoje foi o E195 registrado sob a matrícula SP-LNL, operado pela companhia aérea LOT Polish Airlines.

O avião estava executando o voo de número LO-9825, de Poznan (Polônia) para Palma de Maiorca (Espanha), e havia partido da pista 28 de aeroporto polonês quando a aeronave recebeu um bird strike (impacto de pássaro).

Segundo o portal, a princípio a tripulação continuou o voo, mas, subsequentemente, nivelou no nível de voo FL240 e decidiu retornar a Poznan, onde aterrissou em segurança na pista 28 cerca de 35 minutos após a partida.

O Embraer 195 retornando após o bird strike – Imagem: FlightRadar24

A manutenção verificou a aeronave, executou um teste de motor e liberou a aeronave de volta ao serviço. Então, após cerca de 2:20 no solo, a aeronave partiu novamente da pista 28, mas sofreu outro impacto com pássaros.

Dessa vez, a tripulação parou a subida no nível FL190 e decidiu desviar para Varsóvia, também na Polônia, onde a aeronave pousou com segurança cerca de 45 minutos após a segunda partida.

O segundo voo, que terminou em Varsóvia – Imagem: FlightRadar24

Até o momento da publicação desta matéria, 5 horas após o pouso em Varsóvia, o Embraer 195 continua em solo.

Atualização: o The Aviation Herald atualiza que em 6 de agosto de 2020 um passageiro informou que nenhum dos passageiros notou (sentiu ou ouviu) qualquer impacto com pássaro. Algum tempo após a decolagem, o comandante anunciou que pássaros mortos haviam sido encontrados na pista e muito provavelmente seu voo os atingira. Os procedimentos exigiam que eles retornassem a Poznan para um cheque.

Após o pouso em Poznan, a tripulação indicou que técnicos chegariam de Varsóvia para inspecionar a aeronave; no entanto, os técnicos não chegaram. Após uma inspeção local, a aeronave partiu novamente, mas, em vez de virar para o sul, virou para o leste, e o comandante anunciou que havia atingido pássaros novamente e agora estava se desviando para Varsóvia. Uma aeronave de substituição os levou para Maiorca.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile