Início Acidentes e Incidentes Embraer 820 voou com cilindro de motor exposto após grave incidente

Embraer 820 voou com cilindro de motor exposto após grave incidente

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um avião Embraer 820C, modelo conhecido como Navajo, teve um grave incidente em voo, quando seu motor direito apresentou uma séria falha que resultou em um cilindro exposto para fora da carenagem cerca de dois anos atrás.

Os vídeos da ocorrência que circulam esta semana nas redes sociais mostram o Navajo em voo com o motor parado (vídeo acima) e pousando no Aeroporto de Lençóis, na Bahia. A aeronave de matrícula PT-EDF pertence à Aero Star Táxi Aéreo e estava com situação regular de aeronavegabilidade, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC.

Como supracitado, o caso aconteceu cerca de dois anos atrás, em 2018, e o vídeo do acontecimento começou a circular novamente nas redes sociais, levando leitores a nos sugerirem a publicação. O CENIPA já finalizou a investigação, mas não emitiu relatório final.

No vídeo é possível ver que o motor a pistão Lycoming TIO-540, de 350 cavalos com turbocompressor, está com a hélice parada e um dos cilindros para fora da carenagem, além de muito óleo espalhado por todo lado.

Não há informações sobre o que ocasionou este “estouro” que colocou o cilindro para fora. Muitas são as possibilidades, como falha estrutural do material do cilindro, falha dos componentes de fixação, um aperto mal feito das fixações após manutenção, entre outras.

Como os dois motores trabalham de forma independente, o outro continuou funcionando normalmente e os pilotos conseguiram prosseguir em voo monomotor para o aeroporto.

O vídeo abaixo mostra o pouso da aeronave em Lençóis, feito sem nenhum problema e com aplausos dos passageiros no final.

O Embraer 820C Navajo é a versão nacional do Piper do PA-31-350 Navajo Chieftain, produzida sob licença da fabricante americana. A aeronave foi um sucesso de vendas e pode levar até oito passageiros.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A