Embraer apresenta seu ‘Hangar Sustentável F-210’ de pintura de aviões

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Pode parecer branco por fora, mas o interior do hangar F-210 do complexo Ozires Silva da Embraer, em São José dos Campos (SP), é muito “verde”. Ecologicamente correto. O prédio é onde a fabricante brasileira pinta as fuselagens das aeronaves antes que elas recebam suas asas.

Nos últimos três anos, a empresa se empenhou em tornar o hangar mais sustentável para que usasse menos energia, reduzisse o lixo e as emissões tóxicas e economizasse dinheiro. As melhorias estão em quatro áreas.

Energizado pelo Sol

O Hangar Sustentável agora tem 964 painéis solares cobrindo 2.791 m2 que geram eletricidade equivalente ao suficiente para abastecer 40 residências por ano. Os novos painéis economizam 360 MWh de energia e 157 toneladas de CO2 por ano, emissões que seriam produzidas com a energia gerada pelos outros sistemas. Os custos operacionais anuais são cerca de US$ 38.000 mais baixos.

Economizando Água

O Hangar F-210 possui reservatório de água de 20 m3 (20.000 litros) para ser usada no tratamento das emissões atmosféricas que são um biproduto do processo de pintura. Em vez de obter toda a água de uma linha de abastecimento, a fabricante instalou um tanque que coleta a água da chuva.

Troca das lâmpadas

A iluminação do hangar agora usa lâmpadas LED mais duráveis e eficientes em termos de energia, além de mais brilhantes. Em comparação com as lâmpadas fluorescentes anteriores, elas requerem 49% menos energia e economizam 32.256 kWh e 2,7 toneladas de CO2 por ano. As luzes LED também economizam dinheiro, pois elas duram 4 vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes (10 anos contra 2,5 anos).

Melhorando a automação

Desde que a Embraer introduziu um novo software autocontrolado, obteve uma redução de 30% na quantidade de tinta usada e de 15% nas emissões de compostos orgânicos voláteis. Equipes de desenvolvimento de produto, engenharia de manufatura, automação industrial e fornecedores tornaram o processo de pintura mais exato, para que haja menos desperdício e menor custo. A qualidade da pintura acabada, no entanto, é ainda melhor do que antes.

O sucesso do projeto Hangar Sustentável se deve à colaboração de bombeiros e especialistas da empresa em infraestrutura, produção, meio ambiente, ergonomia, manutenção e grupo comercial.

Os resultados são tão impressionantes que eles renderam à Embraer uma Menção Honrosa do Prêmio de Mérito Ambiental da Federação das Indústrias do Brasil, e agora a empresa espera adotar melhorias verdes semelhantes em outros hangares.

https://aeroin.net/embraer-explica-o-que-faz-os-avioes-e2-serem-alinhadas-a-meta-de-carbono-neutro/

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aproxima-se a 36ª Conferência de Serviços de Assistência em Solo da IATA,...

0
A 36ª IGHC se concentrará na integração de práticas mais sustentáveis ​​em todos os aspectos das operações de assistência em solo.