Embraer avalia conversão permanente de E-Jet de passageiros para carga

Após a Azul adaptar alguns de seus jatos E195-E1 de passageiros para carga, a Embraer estuda fazer o mesmo, convertendo em um programa oficial.

Segundo o Airfinance Journal, especialista no mercado financeiro, a Embraer está estudando lançar no mercado um programa de conversão de passageiros para carga de suas aeronaves a jato. Tal ideia iria além da adaptação dos E-Jets para cargueiros, mediante a remoção dos assentos, mas sim na conversão propriamente dita dos jatos, com a instalação de uma porta de carga.

Atualmente, apenas os turboélices E120 Brasília foram convertidos permanentemente para carga, operando de maneira limitada em poucas empresas aéreas, como a Swiftair, da Espanha, e na americana Everts Air Cargo.

“O programa de conversão dos E190 é independente do que a Azul fez com os seus E195. A ideia é aumentar a solução de longo prazo para estas frotas, vindo da própria fábrica”, teria dito a fonte ao Leeham News.

A solução da Azul é independente e foi feita pelo seu próprio departamento de engenharia, sendo acompanhada pela Embraer, que deu apoio técnico e criou um manual para outros operadores que desejassem fazer o mesmo. A companhia brasileira pretende chegar no ano que vem com até 10 aviões E195-E1 convertidos, a depender da demanda.

Embraer Brasília cargueiro – Foto de Alex Beltyukov via Wikimedia

Os custos de aquisição de jatos da Embraer caíram na pandemia, chegando a $8 milhões de dólares para aquisição de um E190 de primeira geração, na fase de meia-vida, segundo a Leeham. O único ponto é que o avião mais desejado é o E195, que é maior que o E190, porém foi menos produzido e tem menos disponibilidade no mercado hoje.

Segundo a fonte, o E190/195 cargueiro se posicionaria entre o ATR-72 e o Boeing 737-300, exatamente onde está no mercado comercial de passageiros. O nicho de mercado seria a substituição de aviões convertidos e mais velhos, como o quadrijato BAe-146, o 737-200 e o Douglas DC-9. A Embraer não quis comentar o caso oficialmente, mas a fonte apontou que uma decisão deve ser feita ainda neste mês de dezembro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias