Embraer da Azul tem escorregadeira ativada e atinge caminhão em Manaus

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um jato Embraer da Azul Linhas Aéreas acabou tendo sua escorregadeira de emergência ativada por engano enquanto estava estacionado, a qual veio a atingir um caminhão no aeroporto de Manaus. As imagens abaixo (espere carregar, clique para navegar) foram registradas no local.

O caso aconteceu com o Embraer E195-E1 de matrícula PR-AYG no dia 27 de outubro. As imagens compartilhadas no Twitter mostram que a porta dianteira do lado direito da aeronave está aberta, enquanto a escorregadeira aparece inflada. Como não houve uma situação de emergência com a aeronave, presume-se que ela foi acionada por engano.

Esse equipamento é uma espécie de rampa inflável disponível para agilizar a evacuação da aeronave em situações de emergência. Também é um dispositivo flutuante que atua como bote em caso de uma amerissagem (pouso na água). É possível acioná-la manualmente, mas também acontece de ela ser inflada em casos onde a tripulação esquece de desarmar a porta antes de abri-la.

Esse tipo de incidente não costuma causar grandes danos. Mas um caminhão que abastece a aeronave com alimentos (catering truck) que estava próximo teve seu para-brisa atingido em cheio. A escorregadeira foi substituída e aeronave seguiu voo horas mais tarde.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias