Embraer considera uma ambiciosa expansão na Ásia

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Divulgação – Belavia Airlines

A Embraer parece animada com o potencial de mercado asiático, em especial o da China, vindo a considerar um ambicioso plano de expansão na região. Em declarações à mídia em 19 de março de 2021, o CEO da divisão de jatos comerciais da fabricante brasileira, Arjan Meijer, disse que a Embraer espera ver uma demanda mundial de um total de 5.500 jatos com até 150 assentos até 2031 e que um terço da demanda esperada viria da Ásia, com a maioria vindo da China.

É importante que a Embraer esteja próxima de seus mercados em potencial, sobretudo devido à larga concorrência com outras fabricantes, inclusive a chinesa COMAC. Uma das grandes preocupações dos gestores de frotas é com as alternativas de manutenção e reposição de peças, de modo que uma boa proximidade com os clientes é um argumento de venda importante.

O maior concorrente da Embraer o segmento de 70 a 150 passageiros será, no entanto, o lobby da COMAC junto ao governo, que tem poder para orientar as empresas aéreas locais por comprar um produto do seu país. E, nesse segmento, a Embraer encontra os chineses ARJ-21, para até 90 passageiros e o C919 (ainda não voando comercialmente), que pode levar até 168.

“Com as ambições da China de se expandir para as metrópoles regionais e países asiáticos vizinhos, acreditamos que dar às companhias aéreas chinesas acesso ao E2 oferece grandes oportunidades”, afirmou o CEO da Embraer, conforme reporta o Asia Nikkei

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas