Embraer da Azul que estava estocado em Portugal volta a voar depois de um ano

Um jato Embraer E195 da Azul “voltou à vida”, após mais de um ano estocado em Portugal, bem distante do Brasil.

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas

De matrícula PR-AXW, este jato Embraer E195 foi fabricado em 2013 e entregue direto da fábrica para a Azul Linhas Aéreas, onde voou até 2020. Ainda antes da pandemia, em janeiro do ano passado, o avião foi retirado de uso e enviado para Portugal, sendo que, possivelmente, iria para a polonesa LOT Polish Airlines, que já tem outros jatos brasileiros na sua frota.

No entanto, o coronavírus chegou e o avião acabou não indo para nenhum lugar. Desde então, esteve estocado em Alverca, aeroporto próximo de Lisboa e sede da OGMA, empresa portuguesa da qual a Embraer é sócia.

© RadarBox

Como mostra o histórico da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, hoje (11) a aeronave fez um voo de testes, decolando e pousando em Alverca, após ser retirado da estocagem e, provavelmente, ter passado por alguma manutenção específica. A expectativa, segundo fontes em Portugal, é que a aeronave retorne ao Brasil, embora essa informação ainda não esteja confirmada.

Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro, da ANAC, o jato batizado de
Nas Asas Azuis de Milton Nascimento está com registro ativo, constando ainda como operador a própria Azul Linhas Aéreas. Já os aviões que foram para a LOT, tiveram sua matrícula cancelada no cadastro brasileiro.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Está fora de serviço um grande avião A380 da British devido...

0
Um dos enormes Airbus A380 da companhia está parado desde este domingo, 28 de novembro, devido a um incidente em voo.