Embraer quer te deixar mais seguro ao usar o lavatório dos aviões

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Embraer

A Embraer informou na última semana que, em sua constante busca por aprimorar seus produtos, ao entrarmos no segundo ano da pandemia, segue com objetivo de encontrar mais maneiras de responder às necessidades sanitárias das companhias aéreas e dos passageiros.

Por esse motivo, os engenheiros da fabricante brasileira de aviões estão trabalhando com os clientes e outros parceiros para trazer inovações que tornem a experiência de voo ainda mais saudável e segura.

Um dos projetos em estudo é o Lavatório Estéril. Desde o ano passado, a Embraer tem estudado maneiras de minimizar a possível contaminação viral e bacteriana nos banheiros das aeronaves. O design conceitual do lavatório estéril vai além do atual sistema de desinfecção UV-C de água e da tecnologia sem toque na torneira e descarga presente nos E-Jets E2.

A empresa está avaliando a aplicação do conceito sem toque também no lixo, dispenser de sabonete, tampa do vaso sanitário e trava da porta, e também está sob avaliação a eficácia das superfícies antimicrobianas no lavatório e outros pontos de contato na cabine. Isso inclui o desenvolvimento de revestimentos, filmes e materiais antimicrobianos com nanopartículas incorporadas que neutralizam vírus e bactérias.

E como a luz ultravioleta é poderosa na redução da contaminação, também está em estudo como a iluminação UV-C pode ser usada neste contexto. Por exemplo, toda vez que um passageiro sair do banheiro, a iluminação UV-C será ativada para que as superfícies sejam desinfetadas para o próximo passageiro.

O resultado, segundo a companhia, seria um ambiente mais limpo, seguro e saudável.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias