Embraer desembarca na Colômbia com o Phenom 300E

Embraer Phenom 300 Prime You
Imagem: Prime You

A fabricante brasileira continua ampliando suas opções e mercados pelo mundo, recentemente a chegada à Colômbia de seu exemplar leve mais vendido no mundo, o Phenom 300, foi notícia.

Segundo o Aviacionline, a aterrissagem do jato executivo em território colombiano é consequência de oito anos consecutivos de sucesso nas vendas desta aeronave mundo afora, bem como o resultado de melhorar o que já era sinônimo de sucesso retumbante. Não foi divulgado o nome do proprietário da aeronave.

Uma máquina

As melhorias feitas no Phenom 300E o tornam uma aeronave capaz de atingir Mach 0,80 em uma velocidade máxima de cruzeiro de 859 km/h. Alcança 3.724 km voando a 13.700 metros, somados a uma redução nos custos de operação e manutenção que o colocam em uma posição vantajosa em relação à concorrência.

As inovações na cabine permitiram que ele estabelecesse os padrões para o resto de seus rivais, de modo que os passageiros agora podem desfrutar de uma cabine mais silenciosa, um espaço maior e mais iluminação natural graças às janelas maiores. 

O conforto foi aprimorado por assentos que podem reclinar e se mover amplamente. Destacam-se o ar condicionado diferenciado por zonas, uma ampla cozinha, um sistema de entretenimento com opções de comunicação de voz e dados e um dos maiores porta-bagagens da categoria.

A singularidade deste pequeno jato é que dentro de suas características imita segmentos superiores, e isso é uma vantagem na hora de competir. Foi incorporada uma melhoria em termos de segurança que consiste em um desenvolvimento próprio da Embraer, com um sistema de alerta de saída de pista que aprimora e atualiza a aviônica que já equipava esta aeronave de sucesso.

Até o momento, o Phenom está voando em mais de 30 países, e seu sucesso está nas mais de 540 cópias entregues desde que entrou no mercado em dezembro de 2009.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mais um voo com brasileiros deportados dos EUA terá BH como...

0
Em meio a Pandemia do Coronavírus, mais um voo com brasileiros deportados dos EUA será feito para Belo Horizonte com um Boeing 737.