SAS assina carta de interesse para compra de 15 jatos Embraer E195

ERRATA: nossos parceiros do CH-Aviation haviam reportado que se tratava de aeronaves Embraer E2, mas a informação foi ajustada para refletir que se trata do E1 nesse momento.

Modelo de um Embraer nas cores da SAS – X-Plane

Já tem algum tempo que a Scandinavian Airlines System (SAS) fala em remodelar e renovar sua frota de aeronaves regionais para operar num modelo mais adequado aos seus planos futuros. Nessa disputa, a Embraer parece ter levado a melhor.

Segundo os parceiros do CH-Aviation, a companhia escandinava assinou uma carta de interesse para aquisição de 15 aeronaves do modelo E195. O objetivo é substituir os Boeing 737-700, que estão sendo descontinuados, bem como eliminar uma lacuna que a empresa tem hoje na frota.

Há cerca de dois anos, a empresa indicara que cerca de 20% dos destinos da sua rede seriam ideais para voar com aeronaves localizadas entre o A320neo (180 assentos) e o CRJ (90 assentos). Tal espaço era parcialmente preenchido pelos Boeing 737-700 (141 assentos), mas ainda assim havia oportunidades para outro modelo. Com a saída dos Boeing, a lacuna se escancara e obriga a empresa a buscar alternativas.

Na disputa, estavam os jatos Embraer E195 e o Airbus A220. Ainda que a escolha “óbvia” poderia ser o modelo da fabricante europeia, já que o restante da frota é dominado pela Airbus, parece não ter sido essa a decisão dos nórdicos.

Em um anúncio de emprego no site da SAS, a empresa indica que já busca por um Gerente de Equipe e Frota para jatos Embraer. A descrição do trabalho afirma que a experiência com o Embraer 195 E1 é necessária – assim como deve ser uma vantagem ter experiência com as outras aeronaves da frota SAS: A320, A330 e A350.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias