Início Indústria Aeronáutica Embraer E175-E2 voa pela primeira vez, acompanhe ao vivo

Embraer E175-E2 voa pela primeira vez, acompanhe ao vivo

Decolou hoje pela primeira vez o mais novo jato brasileiro: o Embraer E175-E2, o menor da nova família de jatos da Embraer.

Em fotos e vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver os funcionários da Embraer comemorando a conquista do primeiro voo.

O Embraer E175-E2 neste momento está fazendo voos no Vale do Paraíba no interior de São Paulo, sendo acompanhado de um avião paquera, o executivo Embraer Phenom 300. Você pode acompanhar o voo pelo FlightRadar24 clicando aqui.

Como já falamos antes, o pequeno notável da Embraer não conseguiu nenhuma encomenda firme até o momento, ironicamente pelo seu peso.

Nos EUA, assim como no Canadá e em boa parte da Europa, os voos regionais são feitos por empresas regionais terceirizadas, para baixar custo e permitir que as rotas com baixa demanda sejam rentáveis.

E para limitar a atuação destas empresa e evitar que elas cheguem no mercado das grandes rotas, associações de pilotos colocam restrições no acordo de convenção coletiva de trabalho.

Estas restrições são chamadas de “Scope Clause” nos Estados Unidos, ou cláusulas de escopo definido. Estas cláusulas definem as restrições das empresas regionais, e as principais são o número máximo de assentos das aeronaves regionais (76, em média) e o peso máximo de decolagem (MTOW), que o E175-E2 excede.

“Estamos trabalhando na Scope Clause e esperamos que ela seja modificada. Mas também estamos olhando outros mercados, não é só os EUA”, afirmou John Slattery, CEO da Embraer Commercial Aviation, em rápida entrevista para o AEROIN durante a entrega do primeiro E195-E2 para a Azul em setembro passado.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile