Embraer E175 voa no meio da cortina de fumaça para fazer pouso nos EUA

Pilotos de um Embraer E175 foram filmados enfrentando uma grande cortina de fumaça, em meio a um incêndio,, durante um pouso num aeroporto dos EUA.

As imagens abaixo chamaram a atenção de uma afiliada da TV americana NBC News, que cobria uma ação dos Bombeiros para controlar um incêndio num grande armazém. Em certo momento, o cinegrafista registra o jato sumindo no meio da fumaça e depois reaparecendo, antes de pousar no Aeroporto de Búfalo, em Nova Iorque.

O jato em questão é um Embraer E175 da companhia aérea Envoy Air, regional que presta serviço à American Airlines sob a marca American Eagle. O avião tinha decolado de Chicago e realizava um voo regular naquele momento.

A fumaça escura pela qual atravessou a aeronave vinha incêndio num galpão próximo à cabeceira 23. Embora com a visibilidade afetada, os pilotos continuaram o pouso normalmente, cruzando através da densa cortina acinzentada, guiados pelos instrumentos embarcados na aeronave.

No Twitter usuários relataram a posição do local do incêndio (que não é necessariamente a da fumaça, já que ela está à mercê do vento), indicando que ele fica a 850 metros da cabeceira 23, onde o avião de matrícula N251NN pousou.

Segundo a carta de procedimentos de pouso por instrumento (ILS) da cabeceira 23, a visibilidade mínima na pista é de 426 metros e ela deve ser avistada à 268 metros de altitude. Dados do RadarBox apontam que a aeronave sobrevoou a região quando estava a 280 metros, acima da chamada altitude de decisão de 268 metros.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias