Início Aeroportos

Embraer E175 voa no meio da cortina de fumaça para fazer pouso nos EUA

Pilotos de um Embraer E175 foram filmados enfrentando uma grande cortina de fumaça, em meio a um incêndio,, durante um pouso num aeroporto dos EUA.

As imagens abaixo chamaram a atenção de uma afiliada da TV americana NBC News, que cobria uma ação dos Bombeiros para controlar um incêndio num grande armazém. Em certo momento, o cinegrafista registra o jato sumindo no meio da fumaça e depois reaparecendo, antes de pousar no Aeroporto de Búfalo, em Nova Iorque.

O jato em questão é um Embraer E175 da companhia aérea Envoy Air, regional que presta serviço à American Airlines sob a marca American Eagle. O avião tinha decolado de Chicago e realizava um voo regular naquele momento.

A fumaça escura pela qual atravessou a aeronave vinha incêndio num galpão próximo à cabeceira 23. Embora com a visibilidade afetada, os pilotos continuaram o pouso normalmente, cruzando através da densa cortina acinzentada, guiados pelos instrumentos embarcados na aeronave.

No Twitter usuários relataram a posição do local do incêndio (que não é necessariamente a da fumaça, já que ela está à mercê do vento), indicando que ele fica a 850 metros da cabeceira 23, onde o avião de matrícula N251NN pousou.

Segundo a carta de procedimentos de pouso por instrumento (ILS) da cabeceira 23, a visibilidade mínima na pista é de 426 metros e ela deve ser avistada à 268 metros de altitude. Dados do RadarBox apontam que a aeronave sobrevoou a região quando estava a 280 metros, acima da chamada altitude de decisão de 268 metros.

Sair da versão mobile