Início Variedades Embraer E190 da mineradora VALE aparece com uma pintura totalmente nova

Embraer E190 da mineradora VALE aparece com uma pintura totalmente nova

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Gabriel Wallace (gentilmente cedida)

Após ter passado algumas semanas em manutenção na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, o único Embraer E-Jet a ser usado no transporte corporativo no Brasil voltou a sua base em Belo Horizonte. Trata-se do E190 de matrícula PP-ADV, que voa para a Companhia Mineradora Vale S/A (antiga Vale do Rio Doce).

A novidade é que o jato apareceu sem a tradicional faixa verde e amarela cortando-lhe de “cabo a rabo”. Na verdade, elas deram lugar a cores ainda mais sóbrias em prata e grená. Não temos detalhes sobre o motivo da mudança na “decoração”, mas comenta-se que ele seria empregado a outras missões que não apenas ao transporte de funcionários.

Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), esse jato foi fabricado em 2012 e está registrado em nome da empresa VALE S.A. Sua configuração interna está preparada para 86 assentos, sendo dois pilotos e mais 84 passageiros e comissários.

A mineradora é extremamente discreta para com relação ao seu E-Jet e não fala muito sobre ele. Da mesma forma, o jato também nem sempre aparece nos aplicativos de rastreamento, embora seja muito comum vê-lo voando várias vezes por semana na ligação entre o aeroporto de Parauapebas (PA), na Serra dos Carajás, e o aeroporto de Belo Horizonte – Pampulha, transportando funcionários da empresa.

Antes de chegar de Sorocaba nessa semana, a pintura dele era essa:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.