Embraer E195 da Azul muda aeroporto de destino após mau funcionamento de sistema

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer E195 Azul

Os pilotos de uma aeronave modelo Embraer E195 E1 da Azul Linhas Aéreas, registrada como PR-AYW, decidiram mudar o destino de seu voo no último dia 8 de setembro, após uma indicação não-usual nos computadores da aeronave.

O incidente foi registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA) com a designação SCF-NP, que se refere a Falha ou Mau Funcionamento de Componente / Sistema.

O jato decolou com 5 tripulantes e 48 passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, com destino ao Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, perfazendo o voo AD9543, segundo dados do FlightRadar24. Esse voo não consta da lista de voos regulares da Azul registrados na ANAC e, portanto, tudo indica que fosse um voo de fretamento e/ou um serviço extra naquele dia.

Segundo relatório do CENIPA, durante a aproximação em Salvador ocorreu a bordo a indicação de “SLAT FLAP LEVER DISAGREE”, que é uma situação prevista em manual e contornável, mas que poderia indicar um problema com o funcionamento dos flaps e slats. Com isso, os pilotos seguiram o procedimento esperado e abortaram o pouso.

Mais tarde, e provavelmente após terem tentado reverter a indicação de erro, os tripulantes tomaram a decisão de desistir do pouso em Salvador e mudar o destino do voo para Recife, sua alternativa natural e um dos hubs da Azul, onde a aeronave poderia ter um melhor atendimento.

Com isso, o Embraer seguiu para a capital pernambucana sem a necessidade de declarar emergência, onde pousou normalmente sem intercorrências. Curiosamente, essa mesma aeronave estava programada para assumir o voo AD4429 com destino a Salvador, mas o serviço foi cancelado. O PR-AYW voltou a voar no dia seguinte.

Os passageiros foram atendidos e encaminhados a outro voo da Azul para Salvador.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiros da Azul fazem vaquinha para ajudar mãe que voava com...

0
Um caso emocionante aconteceu num voo da Azul, quando passageiros fizeram uma vaquinha para ajudar uma mãe que levava seu filho doente para tratamento.