Embraer E195-E2 especial pousa pela primeira vez em Congonhas

Em mais uma demonstração de performance, o Embraer E195-E2 com a pintura especial Tech Lion chegou hoje em Congonhas.

A aeronave, que fez sucesso pelo globo afora com a sua excêntrica pintura preta que remete a um leão em linhas tecnológicas, é o primeiro da família E2 a pousar no aeroporto de Congonhas.

O aeroporto situado na Zona Sul de São Paulo é um dos mais movimentados do país e conta com restrições operacionais devido ao seu tamanho.

Será que cabe?

Um dos receios dos operadores do E195-E2 seria se o jato brasileiro, mais comprido nessa nova versão, iria caber no pequeno aeroporto, pois as posições de parada no pátio ficam bastante próximas da taxiway por onde as aeronaves transitam de e para a pista de pouso e decolagem.

Apesar de levar menos passageiros e ser um avião regional, o E195-E2 com seus 41,5 metros tem maior comprimento que o Boeing 737-800 / MAX 8 ou um Airbus A320ceo/neo.

Além disso, sua distância de ponta a ponta da asa (envergadura) é a mesma dos jatos 737 ou dos aviões da família A320. Estes pontos poderiam ser problema para o estacionamento da aeronave nos terminais.

A Azul não está preocupada

Ao ser questionado sobre a operação do avião brasileiro tanto em Congonhas como Santos Dumont, John Rodgerson, CEO da Azul, que é a única e maior operadora do jato até o momento, garantiu que está tudo certo.

“O E2 irá voar na Ponte Aérea, não agora, mas irá. Inclusive iremos fazer um showcase para mostrar para vocês”, disse o CEO durante a entrega do primeiro jato da Azul.

O voo de hoje foi proveniente de São José dos Campos, onde fica a fábrica da Embraer. Amanhã a aeronave será apresentada para a imprensa. Veja na matéria a seguir o vídeo com belas imagens de quando a Embraer lançou o Tech Lion:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias