Embraer entrega primeiro jato E190-E2 da Helvetic Airways

A empresa suíça Helvetic Airways acaba de receber sua primeira aeronave Embraer do modelo de nova geração E190-E2, informou o International Flight Network. A companhia aérea torna-se assim o terceiro operador do novo tipo de aeronave, após o lançamento com a norueguesa Wideroe, seguida pela Air Astana, do Cazaquistão.

Avião Embraer E190-E2 Helvetic

Além da aeronave recém-entregue, a Helvetic Airways tem mais onze jatos Embraer E190-E2 encomendados, e conta ainda com direitos de compra para outras doze unidades adicionais. Esses direitos de compra também podem ser convertidos no modelo maior Embraer E195-E2.

A primeira aeronave da variante mais longa do E2 foi entregue recentemente para o cliente de lançamento, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Avião Embraer E195-E2 Azul
Primeiro E195-E2 da Azul

Atualmente, a Helvetic Airways opera uma frota totalmente composta por aeronaves Embraer 190, que serão substituídas gradualmente pela nova geração de jatos Embraer E2.

As últimas aeronaves Fokker 100 restantes da Helvetic foram aposentadas no verão europeu de 2019. Além dos tipos de aeronaves mencionados anteriormente, a companhia aérea também já operou jatos Airbus A319 e McDonnell Douglas MD-83.

Estreia da família E2 em Congonhas

Em mais uma demonstração de performance, o Embraer E195-E2 com a pintura especial Tech Lion pousou em Congonhas na semana passada.

Um dos receios dos operadores do E195-E2 seria se o jato brasileiro, mais comprido nessa nova versão, iria caber no pequeno aeroporto, pois as posições de parada no pátio ficam bastante próximas da taxiway por onde as aeronaves transitam de e para a pista de pouso e decolagem.

Apesar de levar menos passageiros e ser um avião regional, o E195-E2 com seus 41,5 metros tem maior comprimento que o Boeing 737-800 / MAX 8 ou um Airbus A320ceo/neo.

Confira as imagens da passagem do E2 Tech Lion pelo capital paulista na matéria a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias