Embraer faz inédito reabastecimento em voo entre dois jatos KC-390

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Embraer tem realizado um feito inédito no Brasil, com voos de reabastecimento entre dois jatos cargueiros KC-390 Millenium.

Há alguns dias uma imagem circula nas redes sociais, mostrando dois Embraer KC-390 com pintura da Força Aérea Brasileira (FAB) voando bem próximos.

Apesar da baixa qualidade da foto, é possível ver um “fio” entre as duas aeronaves, que seria a mangueira de combustível, já que o KC-390 pode reabastecer em voo e também ser reabastecido no ar.

Esta mangueira se conecta com a sonda de reabastecimento em voo, a “lança” bastante visível na foto acima. Com isso, o KC-390 tem a capacidade chamada em inglês de Buddy to Buddy Refueling, que na tradução significa Reabastecimento de Parceiro para Parceiro.

A capacidade é definida quando dois aviões do mesmo modelo interagem no reabastecimento, um podendo reabastecer o outro e vice-versa. Alguns caças como o F/A-18 Super Hornet têm essa capacidade, mas, em geral, ela é característica de aviões grandes como o KC-390 ou o Airbus A330 MRTT.

Com o Buddy to Buddy, a interoperabilidade é aumentada, já que um KC-390 em missão de transporte rápido ou até mesmo reabastecendo outros aviões não precisa pousar para ser reabastecido.

É a primeira vez que o Brasil tem essa capacidade, já que os C-130H Hércules da FAB (avião que o KC-390 está substituindo) apenas reabastecem outros avião e não contam com sonda para seu reabastecimento.

Aeronaves foram captadas pelo FlightRadar24

Um voo nesta terça-feira, 24, foi feito nas proximidades de Araraquara e Gavião Peixoto, onde fica a sede da Embraer Defesa & Segurança. Conforme registros do FlightRadar24, os dois KC-390 foram acompanhados de um Embraer Phenom 300 que fez o voo “paquera” tirando fotos e monitorando a execução.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Um exótico avião IL-76 da era soviética será visto no Brasil...

0
Um avião cargueiro russo do modelo Ilyushin IL-76, cujo exótico design remonta da era soviética, poderá ser visto em dois destinos no Brasil