Embraer mostra, em vídeo, o que está fazendo para o E175-E2 ficar mais silencioso

Piloto de testes da Embraer, em cena do vídeo que você assiste a seguir

A brasileira Embraer, terceira maior fabricante mundial de aviões, ganhou muitos elogios de clientes dos aviões E190 e E195 da nova geração E2 nos últimos anos por conta de diversos aspectos, entre eles estando a reduzida emissão de ruído.

Com diversos países, especialmente na Europa, aumentando cada vez mais a pressão sobre a aviação para que reduza seus impactos ao meio ambiente, a pegada de ruído experimentada pela população nas proximidades dos aeroportos é um dos aspectos inclusos nessa nova realidade com que o segmento lidará nos próximos anos e décadas.

Diante disso, a fabricante brasileira segue incansável em seus projetos de redução de ruído da nova família de aviões mais eficientes. E dessa vez, o foco está no E175-E2, o menor integrante dos três modelos da geração E2.

Em um vídeo publicado nesta semana, a Embraer apresenta informações sobre como são feitos os testes práticos de voo do modelo para captar os sons emitidos e estudar como reduzi-los ainda mais.

A fabricante mostra o aparato de equipamentos montados em sua unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e alguns profissionais envolvidos, como engenheiros e piloto, comentam sobre os aspectos da operação, como a disposição dos microfones e a precisão do local em que o avião precisa passar em voo.

“Nossa equipe de 30 engenheiros e técnicos levou várias semanas para configurar equipamentos sensíveis há alguns meses em nossa instalação de teste em Gavião Peixoto. Os dispositivos mediram o ruído de decolagem e pouso de nosso mais novo E-Jet, o E175-E2, conforme a aeronave se encaminhava para a certificação.

“O processo é altamente coordenado entre as equipes em terra e os pilotos que devem voar no E2 em vários ângulos, velocidades e altitudes para construir um perfil de ruído para a aeronave a partir de quase 70.000 amostras de som geradas por segundo, capturadas em 96 microfones”, descreve a Embraer.

Na gravação a seguir, embora a narração esteja em inglês, as explicações dos engenheiros e do piloto estão todas em português. A depender do dispositivo em que você estiver assistindo, para compreender o narrador pode ser que esteja disponível a opção de ativar legendas automaticamente traduzidas para o português através do menu no canto inferior do vídeo.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ex-Avianca, German Efromovich está envolvido na criação de uma nova empresa...

0
O empresário German Efromovich, ex-Avianca Holding, ainda quer negócios no setor aéreo e seu novo alvo parece ser a Itália.