“Embraer não precisa ser salva”, afirma CEO da fabricante brasileira

Quando questionado sobre o desempenho ruim da Embraer no ano, o CEO da companhia foi enfático ao descartar a necessidade de uma salvação para a companhia.

Foto: Michèle Pauty – Austrian Airlines

O questionamento foi feito por Joe Anselmo, Editor-Chefe da revista Aviation Week, ao CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

O jornalista citou o fato da receita da Embraer no terceiro trimestre ter caído 63% (comparado ao ano passado) e o fim do negócio com a Boeing. “Dados os problemas financeiros, não será difícil vender aeronaves sem um grande parceiro?”, questionou Joe.

Francisco foi direto: “A Embraer não precisa ser salva, nós fizemos um grande trabalho com empréstimos do BNDES e outras instituições que irão promover uma liquidez de dois a três anos”.

“Eu estou bem confiante que a Embraer tem um futuro brilhante à frente, ainda mais brilhante do que tivemos antes. Eu acredito num plano de cinco anos, que durante ele atingiremos receitas mais altas que a do passado, porque agora temos novos produtos”, afirma o CEO.

O executivo cita, como exemplo, o C-390 Millenium, que acabou de ganhar uma venda para a Hungria, e também os dois novos projetos de aeronaves turboélices, tanto para o mercado civil como um modelo híbrido para o setor militar.

Apesar do otimismo, a empresa ainda procura parcerias, mas nada tão profundas quanto foi com a fabricante americana, que decidiu de última hora “pular fora do barco” e acusar a Embraer de descumprimento contratual. A Embraer nega e a briga já foi para os tribunais.

“Estamos abertos a parcerias, mas não para uma que seja complexa ou radical como tentamos fazer com a Boeing. Queremos olhar para parcerias para abrir novos mercados, novas produções, serviços e projetos, como o turboélice que eu mencionei. Não iremos mais vender uma unidade completa mais”, conclui Francisco.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias