Embraer mostra nova certificação do KC-390 em vídeo: liberação de cargas em movimento

Cena do vídeo que você verá logo abaixo.

Na última quinta-feira, dia 13 de maio, a Embraer divulgou um vídeo sobre a nova funcionalidade militar de sua aeronave multi-missão, o KC-390 Milennium.

A aeronave foi certificada para ‘combat offload‘, após se mostrar capaz de realizar o descarregamento sem apoio de solo ou sem tempo hábil para um descarregamento padrão, cumprindo todos os requisitos exigidos pela Força Aérea Brasileira.

O curto vídeo publicado no canal oficial da Embraer no YouTube mostra o processo pelo qual a aeronave foi certificada. Diversos paletes de teste com barris são transportados para o compartimento de carga do KC-390, onde, em seguida, durante o movimento da aeronave, são deixados na pista ou sobre tambores, através da rampa. Confira:

Os métodos certificados pela Embraer consistem no A e B, sendo o método A a descarga de paletes na taxiway com uma abertura de rampa, e método B, o procedimento que exige a disponibilidade de tambores posicionados no local de descarregamento.

Essa categoria de certificação, que é militar, consiste em fazer um descarregamento sem a necessidade de um apoio padrão de equipamentos e equipe de solo, tornando a operação rápida e segura, num possível cenário de combate.

Esta certificação do KC-390 Millennium ocorreu na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, e foi realizada pelo terceiro protótipo, registrado ainda pela matrícula civil PT-ZNG.

Recentemente, também publicamos no AEROIN a conclusão bem-sucedida da qualificação de reabastecimento em voo (REVO) entre duas aeronaves KC-390 Millennium, mostrando a capacidade de transferência de combustível em voo entre duas aeronaves do mesmo modelo, utilizando “pods” de reabastecimento em voo subalares.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias