Emirates adiciona mais um A380 à sua frota de 115 superjumbos

A Emirates recebeu na sexta-feira (19), o Airbus A380 de matrícula A6-EVO (msn 268). Com essa entrega, ficam faltando apenas três exemplares para a companhia do Oriente Médio receber, que são também os últimos jatos do modelo produzidos antes de a Airbus fechar a linha de montagem.

Essa aeronave está montada desde novembro de 2019, com seu primeiro voo de testes registrado em outubro de 2020. Registros do RadarBox mostram que a aeronave fez seis voos desde então, na região de Hamburgo, na Alemanha, antes da entrega ser concretizada.

Esse é o 115º superjumbo da frota da Emirates, mas o 120º entregue. Lembrando que a companhia aposentou um dos aviões do modelo em meados do ano passado e outros quatro foram aposentados recentemente, como anunciado pela empresa aérea na semana passada.

Faltam agora apenas três A380 a serem entregues, que chegarão em Dubai até 2022.

Imagem: RadarBox

A Emirates ainda acredita no superjumbo e não poderia ser diferente, já que possui uma frota tão ampla dessas aeronaves. No entanto, a maior parte dos operadores do gigante avião já concluiu que ele não é tão eficiente em termos de custos quanto aeronaves bimotoras, sobretudo num momento de pandemia e em face a uma queda na demanda por viagens que demorará a se recompor.

Resta saber como a empresa vai se comportar nos próximos meses e anos em termos de gestão de frota e se, de fato, a maioria deles voltará aos céus (hoje, apenas um punhado de A380 estão voando na Emirates, em razão da pandemia).

Os próximos da fila

Ainda estão na fila para entrega os seguintes A380:

Número de produção: 270
Futura matrícula: A6-EVQ
Situação: Cumpriu o 1º voo de teste em 26 de novembro de 2020, de 3 horas e 30 minutos, com pouso em Hamburgo.

Número de produção: 271
Futura matrícula: A6-EVR
Situação: Cumpriu testes de solo em Toulouse nos dias 14 e 15 de janeiro, e nesta terça-feira, 9.

Número de produção: 272
Futura matrícula: A6-EVS
Situação: Foi visto em Toulouse pela primeira vez com seus motores instalados na segunda-feira, 8 de fevereiro, mas ainda não iniciou testes de solo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias