Emirates deve comprar mais A380s e colocar até 200 deles em novo aeroporto

ATUALIZADO ÁS 12H00 de 11/11

A Airbus está próxima de conseguir uma nova encomenda de A380, novamente com a fiel cliente Emirates, que também pensa no futuro das operações com o maior avião comercial do mundo e quer utilizar até 200 A380 no “novo” aeroporto Dubai World Central (DWC).




Compras da Emirates serão o destaque do Dubai Airshow que começa no domingo

Segundo reportes da Reuters, o show aéreo de Dubai (Dubai Air Show), que começa no próximo domingo (12) e vai até a quinta-feira (16), terá grandes compras da Emirates. Já faz alguns meses que especialistas do setor e da imprensa falam sobre a decisão da Emirates de comprar o Boeing 787 ou o Airbus A350 para substituir os seus 777-200LR. A companhia é a única das grandes empresas aéreas do mundo que ainda não decidiu sobre a compra das últimas aeronaves desenvolvidas pela Airbus e a Boeing.

Enquanto nas rotas com menor densidade o páreo está entre o 787 e o A350, o queridinho A380 continua o seu reinado na empresa após esta receber a sua centésima unidade do gigante. O novo negócio seria para compra de 36 à 38 novos A380, avaliados em $16 bilhões de dólares. Não está claro se seriam da variante A380plus, que conta com novos winglets e reduzem o consumo em até 4%. A Emirates sempre pediu uma nova versão do A380, mas queria mudanças além da ponta de asa, como novo motor para melhorar o consumo de combustível.

Dubai World Central: futuro maior aeroporto do mundo para 200 A380! 

Conceito inicial do DWC © Dubai Airports

O Dubai World Central (DWC) é o segundo aeroporto da famosa cidade dos Emirados. Apesar de ser pouco falado, atualmente conta com oito companhias aéreas operando lá diariamente, além de diversas companhias cargueiras. Também é onde se realiza o Dubai Air Show. Mas não é apenas um aeroporto secundário. Como é possível ver na imagem acima, quando estiver totalmente pronto em 2023, terá capacidade para até incríveis 240 milhões de passageiros por ano em uma área de mais de 1,5 milhões de metros quadrados!

Estes números colocam-no como maior aeroporto do mundo quando concluído, tudo isso para acomodar o tráfego atual e futuro do já lotado Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), que não possuí área para expansões. Em entrevita à ATW, o presidente da Emirates, Tim Clark, disse: “O DWC terá 200 super gates capazes de receber aeronaves como o A380 e o 747-8i, sendo que facilmente podemos operar 200 A380 lá de maneira simultânea.”

Toda a estrutura está sendo feita para acomodar o crescente tráfego do aeroporto Internacional de Dubai (DXB), que não cabe mais possibilidade de expansão. Veja abaixo os dados íncriveis deste aeroporto, que está sendo construído em partes:

  • Cinco pistas de 4.500 metros equipadas com ILS CAT IIIB que permitem operações com visibilidade de 46 metros
  • 400 portões com pontes de embarque
  • Dois terminais “mães” com dois píers cada, sendo que cada píer tem capacidade máxima de 65 milhões de passageiros por ano
  • Terminal de carga com capacidade de processamento de 16 milhões de toneladas por ano
  • 14 estações do trem que conectará todo o aeroporto
  • Centro de convenções
  • Centro de manutenção

Com informações da Air Transport World, Reuters e Dubai Airports.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aconteceu de novo: grande avião tem pane em Curitiba e o...

0
Um fato interessante aconteceu em São José dos Pinhais, no Paraná, dias atrás, quando dois clássicos trijatos McDonnell Douglas MD-11 ficaram juntos.