Emirates estreia seu 113° super avião Airbus A380 com voo para o Brasil

A Emirates recebeu no último dia 8 de novembro o seu 113° Airbus A380-800 de um total de 123 encomendados. Com a entrega do avião matriculado A6-EVJ, a empresa emiradense passa ter ainda dez aviões como esse a receber ao longo do próximo ano e meio, antes de a Airbus encerrar sua produção.

Segundo imagens que circulam na internet, um fato interessante acerca dessa aeronave recém-entregue é que ela está pronta há mais de quatro meses e vem realizando voos de testes desde 10 de julho. No total foram onze voos que totalizaram 31 horas de voo, bem acima da média da Airbus, de cerca de 8 horas por avião antes da entrega ao seu cliente. O A6-EVJ foi flagrado por Tobias Gudat há algumas semanas, durante um desses voos.

Agora só faltam mais 10 a receber e, depois disso, o tamanho da frota dos super aviões começará a ser reduzido, já que a Emirates anunciou há alguns meses que substituirá boa parte dos A380 por bimotores 777X.

Voo inaugural foi BR

Outro detalhe interessante é que o voo inaugural da aeronave foi para São Paulo, onde ele pousou pontualmente às 17h32 desta segunda-feira, 11 de novembro, enquanto cumpria o voo EK261. Embora eu tenha a certeza de que muitos passageiros nem soubessem disso, certamente deve ter sido uma experiência agradável sentir o cheirinho de novo.

A380
Rota do voo inaugural do A6-EVJ, imagem do FR24

O A380 na Emirates

Atualmente mais de 150 milhões de passageiros já utilizaram os super-jumbos da Emirates, que voam para 54 cidades em seis continentes, em voos regulares. Se incluir voos especiais, de testes e comemorativos, o número de aeroportos que receberam o gigante da companhia árabe chega a 73.

Falando da tripulação, cerca de 1.500 pilotos e 23 mil comissários são habilitados para voar no modelo. Atualmente a empresa opera diariamente o gigante no Brasil, pousando no final da tarde no GRU Airport em São Paulo.

Embora ainda esteja sendo produzido e entregue, a companhia já declarou que prevê deixar de voar os A380 de lado num futuro não tão distante, substituindo-o por aeronaves bimotores. Saiba tudo sobre o gigante da Emirates nesse hotsite

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias