Emirates pode iniciar rota entre Dubai e Tel Aviv ainda neste mês

Como mais um passo para a normalização diplomática entre Israel e Emirados Árabes Unidos, a companhia aérea Emirates pode começar a vender passagens para a rota Dubai-Tel Aviv ainda neste mês de fevereiro. Viagens entre Israel e Emirados Árabes Unidos têm atraído o interesse de operadores aéreos desde a retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em agosto de 2020.

A informação foi divulgada pelo jornal israelense em língua inglesa Globes. Segundo a publicação, a companhia árabe solicitou à Autoridade de Aeroportos de Israel permissão para uso de slots no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv a partir de 15 de fevereiro. No entanto, a data para o primeiro voo ainda não foi marcada.

O site do Aeroporto Ben Gurion chegou a listar o voo EK931/EK932 da Emirates em operação diária, com chegada às 16h25 e partida às 18h25. A informação foi retirada do ar pouco depois, mas a companhia continua na lista de empresas ativas.

Histórico

A autorização formal de voos entre os países do Oriente Médio foi aprovada em setembro de 2020 depois de uma histórica retomada de relações diplomáticas.

Naquele mesmo mês, a Emirates Flight Catering, braço da companhia para fornecimento de alimentos de bordo, firmou parceria com a CCL Holdings para estabelecer uma unidade dedicada à produção de alimentos kosher nos Emirados Árabes Unidos. Produtos kosher todos aqueles fabricados de acordo com as exigências judaicas, o que mostra o interesse da empresa no mercado israelense.

A rota entre Dubai e Tel Aviv já vem sendo operada desde 26 de novembro pela flydubai, a companhia de baixo custo do governo do emirado. Passageiros da Emirates podem viajar o trecho por meio de um acordo de codeshare. Agora, a ambição da companhia é explorar o mercado israelense por meio de aeronaves próprias.

O corredor de voo entre Tel Aviv e Dubai é de grande interesse comercial para Israel e Emirados Árabes, especialmente depois que a Arábia Saudita autorizou o sobrevoo de seu território por aeronaves israelenses. 

Além das emiradenses, as empresas aéreas israelenses Arkia Airlines, Israir e El Al operam voos na rota. O primeiro voo, com convidados, entre os dois países foi realizado por um Boeing 737 da El Al em agosto passado. Já a flydubai foi a primeira empresa a transportar turistas na rota em novembro.

Maior concorrente da Emirates, a Etihad, programou o início das operações entre Abu Dhabi e Tel Aviv para 28 de março, segundo informações do portal Simple Flying. A companhia já fez um voo histórico entre a capital israelense e Abu Dhabi em outubro passado.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias