Emirates pousa pela 1ª vez em São José Dos Campos para buscar satélite brasileiro

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 777F Emirates São José dos Campos
O Boeing 777F no pátio de São José dos Campos

Pela primeira vez na história, a Emirates Airline pousou hoje, 22 de dezembro, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, para ajudar numa missão importante a nível nacional.

O Boeing 777F de matrícula A6-EFK pousou às 07:18 no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos (SP), que também é sede da Embraer e do INPE.

Avião Boeing 777F Emirates São José dos Campos
O Boeing 777F na aproximação em São José dos Campos – Imagem: Felipe Carneiro

O Boeing 777F pousando em São José dos Campos – Imagem: FlightRadar24

O curto voo de Guarulhos para São José, distantes apenas 67 km em linha reta, tem um motivo: o transporte do satélite Amazônia 1 do INPE, primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Amazonia 1 em testes no INPE

De todas as etapas do projeto, apenas o lançamento do satélite não será feito no Brasil, e sim na Índia, motivo pelo qual a Emirates Sky Cargo se fez presente hoje na cidade paulista com o Boeing 777F, maior jato bimotor cargueiro do mundo.

Dentre as vantagens que o Amazônia 1 trará ao país estão:

  • Consolidação do conhecimento do Brasil no ciclo completo de desenvolvimento de satélites estabilizados em 3 eixos;
  • Desenvolvimento da indústria nacional dos mecanismos de abertura de painéis solares;
  • Desenvolvimento da propulsão do subsistema de controle de atitude e órbita na indústria nacional, embora utilizando partes adquiridas no exterior;
  • Consolidação de conhecimentos na campanha de lançamento de satélites de maior complexidade.

Após sair de São José dos Campos, o Boeing segue para Dacar, no Senegal, e depois para Dubai, onde o satélite segue em outro avião até a Índia para seu lançamento em fevereiro próximo.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aviões da ANA ficarão 1.540 toneladas mais leves a partir de...

0
A empresa aérea All Nippon Airways (ANA), uma das maiores companhias aéreas do Japão, começará a oferecer sua revista de bordo