Emirates recebe seu 114° Airbus A380 e o estreia com voo ao Brasil

Avião Airbus A380 Emirates

A Emirates recebeu na quinta-feira, 12 de dezembro, seu 114° super-jumbo Airbus A380-800 de um total de 123 no livro de encomendas. Esse novo avião foi matriculado A6-EVI e, com sua chegada, a empresa emiradense baixa mais um número na contagem regressiva e passa a ter “apenas” mais nove aviões desse modelo a receber, numa cadência de entregas que deve demorar mais um ano. Depois disso, a Airbus encerrará sua produção.

Segundo dados da linha de montagem, antes da entrega a aeronave fez 8 voos de testes, que totalizaram 20 horas e 54 minutos. Um dado curioso é que a aeronave já está pronta desde abril deste ano, quando também fez seu primeiro voo. Depois disso, ficou parado até setembro, para retomar a campanha de testes antes da entrega.

https://twitter.com/NikPhillips666/status/1205217774714413057?s=19

Esse gap de tempo pode ocorrer por vários motivos, no entanto a Emirates esteve passando por um processo de estruturação de rotas recente e, nesse período, alguns dos A380 da sua frota ficaram estocados no aeroporto Dubai World Central, portanto é provável que a empresa aérea tenha solicitado a entrega apenas no fim desse ano.

Agora só faltam mais 9 a receber e, depois disso, o tamanho da frota dos super aviões de dois andares começará a ser reduzido gradualmente, já que a Emirates anunciou há alguns meses que substituirá boa parte dos A380 por bimotores 777X.

Primeiro voo foi para o Brasil

Outro detalhe interessante é que o voo inaugural da aeronave é para São Paulo. Mas não é a primeira vez que isso acontece, ja que outros A380 novos de fábrica também foram estreados com voos ao Brasil. O pouso dele está programado para esse domingo, 15, às 17h, cumprindo o voo EK261.

Certamente, muitos passageiros nem se deram conta disso, mas deve ter sido uma experiência agradável voar num avião novinho em folha.

O avião em rota para o Brasil

O A380 na Emirates

Atualmente mais de 150 milhões de passageiros já utilizaram os super-jumbos da Emirates, que voam para 54 cidades em seis continentes, em voos regulares. Se incluir voos especiais, de testes e comemorativos, o número de aeroportos que receberam o gigante da companhia árabe chega a 73.

Falando da tripulação, cerca de 1.500 pilotos e 23 mil comissários são habilitados para voar no modelo. Atualmente a empresa opera diariamente o gigante no Brasil, pousando no final da tarde no GRU Airport em São Paulo.

Embora ainda esteja sendo produzido e entregue, a companhia já declarou que prevê deixar de voar os A380 de lado num futuro não tão distante, substituindo-o por aeronaves bimotores. Saiba tudo sobre o gigante da Emirates nesse hotsite

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias