Empresa aérea lança Barbies piloto, comissária e engenheira para incentivar mulheres na aviação

Avião Boeing 787 Virgin Atlantic

A Barbie e a Virgin Atlantic formaram uma parceria com bonecas exclusivas representando três carreiras em STEM e aviação – piloto, comissária e engenheira. (STEM é a sigla em inglês para carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Virgin Atlantic Boneca Barbie Engenheira
Boneca Barbie Engenheira da Virgin Atlantic

Com as estatísticas atuais da Women’s Engineering Society (WES) mostrando que apenas 12% da força de trabalho de engenharia do Reino Unido é feminina, as duas empresas esperam incentivar as meninas a seguirem carreiras na aviação e na engenharia.

A tendência de dominação masculina é particularmente acentuada no setor de aviação, em que apenas 4,3% de todos os pilotos britânicos são mulheres.

Conhecida e amada em todo o mundo, a Barbie teve mais de 200 carreiras ao longo de sua história, e agora fez parceria com a Virgin Atlantic no 60º ano da marca para continuar a inspirar garotas a ampliar seus horizontes e perceber que podem alcançar qualquer coisa.

Surpreendentemente, meninas de cinco anos de idade começam a duvidar de si mesmas, mostrou a pesquisa da WES. Esse fenômeno é conhecido como a lacuna dos sonhos (Dream Gap).

Na tentativa de defender a mudança, a Barbie lançou o Projeto Dream Gap, que é uma iniciativa em andamento com o objetivo de nivelar o campo de jogo para meninas de todo o mundo.

Virgin Atlantic Boneca Barbie Piloto
Boneca Barbie Piloto da Virgin Atlantic

A Virgin Atlantic uniu-se à Barbie com uma ação que marca o início de uma iniciativa mais ampla na companhia aérea para incentivar mais mulheres a seguir carreiras STEM e de aviação.

O programa Passport for Change, no qual a companhia aérea trabalha com seu parceiro de caridade, WE, tem como objetivo inspirar jovens a se envolverem com assuntos STEM e a considerar um futuro na aviação.

Parte da missão da Barbie & Virgin Atlantic inclui o dia aberto anual do Future Flyer na sede da companhia aérea, com engenheiras e pilotos para mostrar modelos reais de mulheres, através de visitas à escola e viagens aos hangares de engenharia da companhia aérea, que destacam as carreiras STEM usando Barbie como ferramenta educacional, conteúdo inspirador da Barbie a bordo e uma campanha social: #SeeHerFly.

Virgin Atlantic Boneca Barbie Comissária
Boneca Barbie Comissária da Virgin Atlantic

Falando sobre a parceria, Dawn Childs, Presidente da Sociedade de Mulheres da Engenharia, comentou:

“O fato de tantas meninas reduzirem suas perspectivas de carreira desde tão novas, acreditando que alguns papéis e empregos simplesmente não são para elas, é uma tragédia. Isso não é apenas uma tragédia para elas, mas nega às empresas 50% do potencial grupo de talentos futuros em um momento em que a lacuna de habilidades de engenharia está aumentando e é insustentável.”

Nikki Humphrey, vice-presidente sênior da Virgin Atlantic, explicou por que a empresa decidiu buscar essa parceria e disse:

“Sabemos que as mulheres estão sub-representadas atualmente em várias carreiras na aviação. Também sabemos que não podemos mudar essa posição da noite para o dia. Portanto, é imperativo que participemos do jogo longo, destacando para as crianças em idade primária que qualquer cargo está aberto e nossa parceria com a Barbie é outro marco em nosso compromisso com isso.”

Informações pela Virgin Atlantic.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.