Empresa aérea de Dubai dá início aos voos regulares entre os Emirados e Israel

O primeiro voo de passageiros na rota entre os Emirados Árabes e Israel foi operado pela companhia aérea de Dubai flyDubai pousou no aeroporto Ben Gurion, de Tel Aviv, no domingo, 8 de novembro, colocando mais um marco na normalização das realizações entre as duas nações. Anteriormente, um voo da El Al havia feito o mesmo caminho, mas ele foi reservado apenas a convidados.

A operação especial foi compartilhada nas redes sociais da empresa e é uma preparação para o início dos voos regulares diretos, marcados para começarem em 26 de novembro. A procura pelo voo está tão grande, que a companhia de Dubai já anunciou a operação de duas frequências diárias, com Boeing 737-800.

A permissão para os voos ocorreu depois que os Emirados Árabes Unidos e Israel assinaram acordos de transporte aéreo e voos diretos, na esteira da normalização das relações, um processo capitaneado pelos Estados Unidos. Em outubro, a Autoridade de Aviação Civil Geral dos Emirados Árabes Unidos assinou um acordo com a Autoridade de Aviação Civil de Israel sobre serviços de transporte aéreo entre os dois países.

Outra novidade do acordo é que outros países da região passaram a permitir voos de e para Israel passando por sobre seus territórios, um exemplo disso foi a Arábia Saudita. Com isso, os voos passam a ser realizados em linha reta, tornando-se comercialmente viáveis. Essa rota fica bastante clara quando observado o registro do voo FZ-8194 no FlightRadar24, abaixo.

Enquanto isso, os acordos de normalização têm atraído condenações generalizadas dos palestinos, que dizem que os acordos ignoram seus direitos e não servem à causa Palestina.

Fonte Flightradar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias