Empresa aérea ensina a lidar com emergência a bordo usando posturas de ioga

A empresa aérea indiana Vistara quis criar uma experiência diferente ao lançar seu primeiro vídeo de segurança a bordo para ser exibido em suas novas aeronaves Airbus A321neo e Boeing 787-9 Dreamliner. O novo vídeo visa combinar instruções de segurança, necessárias por lei, com vários asanas ou posturas de ioga. 

O principal objetivo do vídeo, que você assiste acima, é demonstrar as instruções de segurança de uma maneira visualmente atraente para prender o interesse e a atenção dos viajantes que, geralmente, não prestam a atenção. Mas, além disso, a empresa diz que ele também tem como objetivo levar os clientes em uma viagem relaxante a alguns dos locais mais pitorescos e inusitados em toda a Índia, mostrando o melhor que o país tem a oferecer como destino de viagem. 

Esta é a primeira vez que uma companhia aérea de origem indiana vai além das cabines de aeronaves para ilustrar a segurança durante o voo. A Vistara também se tornou a primeira companhia aérea da Índia e uma das poucas globalmente a transmitir as mensagens de segurança por meio da linguagem de sinais neste vídeo.

O vídeo de segurança de Vistara foi filmado durante 14 dias em cidades / vilas que cobrem quatro estados indianos, apresentando sempre um membro sênior da tripulação de cabine da companhia aérea e um instrutor de ioga certificado. 

A filmagem do vídeo começou em temperaturas abaixo de zero no norte de Ladakh contra o espetacular pano de fundo do Lago Pangong e dentro do Mosteiro de Chemrey. Desceu então para o sul até a cênica praia de Kannur e para os vestígios históricos de Hampi em Karnataka, depois para o leste no extraordinário rio Dawki em Meghalaya e, finalmente, culminando nos penhascos grandiosos de Malshej nos Gates Ocidentais de Maharashtra.

O diretor comercial da Vistara, Vinod Kannan, disse : “Não havia melhor maneira de mostrar as raízes indianas da Vistara e sua perspectiva global e contemporânea do que esta. Ioga é um dos maiores presentes da Índia para o mundo, praticado por centenas de milhões de pessoas, e a paisagem diversificada de nosso país continua a surpreender nativos e visitantes. O vídeo combina esses dois aspectos com instruções de segurança importantes para ajudar os viajantes a permanecer não apenas seguros, mas também a chegar com a sensação de frescor em seus destinos. ”

“As instruções de segurança não precisam ser necessariamente monótonas, e nossa intenção com este vídeo é chamar a atenção até mesmo dos passageiros mais frequentes”.

A VISTARA É uma joint venture 51:49 entre a Tata Sons Limited e a Singapore Airlines Limited (SIA). O Vistara reúne a lendária hospitalidade da Tata e da SIA e a renomada excelência de serviço para oferecer a melhor experiência de voo com serviço completo na Índia. A Vistara iniciou suas operações comerciais em 9 de janeiro de 2015, com o objetivo de estabelecer novos padrões na indústria da aviação na Índia e hoje conecta destinos na Índia e no exterior. A companhia aérea tem uma frota de 43 aeronaves, incluindo 34 Airbus A320, um Airbus A321neo, seis Boeing B737-800NG e duas aeronaves Boeing B787-9 Dreamliner, e voou com mais de 20 milhões de clientes desde o início das operações.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias