Empresa aérea faz voo de estreia com 2 passageiros num Boeing 787

A empresa aérea japonesa ZIPAIR, que ficou mais famosa nessa semana ao lançar a classe executiva mais básica do mundo, iniciou oficialmente suas operações nessa sexta-feira (16), com um serviço entre Tóquio e Seul, na Coreia do Sul. O voo inaugural era esperado desde o início do ano, mas a pandemia chegou e apenas agora a empresa decolou.

No entanto, a empresa parecia empenhada em realmente decolar hoje. Após tanta espera, a ansiedade falou mais alto e grande festa aconteceu no saguão do aeroporto de Narita para receber seus passageiros. O que a empresa não contou é que foram apenas duas almas a bordo de um avião Boeing 787-8 com capacidade para 290 pessoas, segundo reporta o Japan Times.

Em outras empresas aéreas, uma operação como essa teria grandes chances de ser cancelada, a menos que a carga pudesse viabilizar o voo financeiramente.

Mas isso não desanima a empresa japonesa. Nessa mesma sexta-feira, a companhia soltou um comunicado informando que vai ampliar as operações para Seul, de dois para três voos semanais ainda em outubro, iniciando na próxima semana. Haja otimismo.

O conceito a bordo

A empresa opera como uma low-cost, cobrando por tudo o que o passageiro usar (ou quase tudo). São dois os tipos de passagens aéreas oferecidos: a “ZIP Full-Flat”, que é uma tarifa para assentos de classe executiva e “Standard”, que é uma tarifa para assentos regulares na econômica. E o que se destaca nos bilhetes vendidos pela ZIPAIR é justamente a possibilidade de adquirir assentos na classe executiva a preços convidativos. Os serviços, porém, são (muito) limitados.

A Business Class está disponível em quatro opções para os clientes:

Simples: assento executivo e nada a mais;
Biz: inclui a reserva do assento e uma bagagem de mão;
Value: inclui reserva de assento, bagagem despachada e refeição a bordo; e
Premium: inclui reserva de assento, bagagem despachada, bagagem de mão, refeição a bordo e algumas amenidades, como cobertores e travesseiro.

São 18 assentos da classe executiva, organizados no formato espinha de peixe (1-2-1). Já na classe econômica, são 272 lugares, na configuração 3-3-3. Nenhuma das 290 poltronas do avião possui monitores de entretenimento. No entanto, é possível usar os serviços de wi-fi e streaming gratuitos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias