Empresa aérea testa porta de banheiro que pode ser aberta sem usar as mãos

O mundo tem notado que os costumes estão mudando devido à pandemia do coronavírus, com pessoas evitando ao máximo encostar em lugares e objetos que estão expostos ao público, especialmente em ambientes fechados como aeroportos e aviões.

Foto – Delta

Pensando nisso, a empresa japonesa Jamco Corporation (fornecedora de produtos de interior de aeronaves) está desenvolvendo uma porta de banheiro de aeronave que abre sem necessidade de utilizar as mãos.

A solução é simples: serão feitas adaptações nas portas permitindo que os passageiros e tripulantes utilizem o antebraço ou cotovelo para abri-la, tranca-la e destranca-la. A instalação da tecnologia será extremamente rápida e de baixo custo, podendo se instalada nas portas pré-existentes em apenas uma noite, sem muitas modificações.

Segundo um porta-voz da Jamco Corporation, um teste da porta está sendo feito pela companhia aérea japonesa ANA (All Nippon Airways) em sua sala VIP no aeroporto de Tóquio – Haneda desde metade de junho, assim podendo coletar feedbacks dos clientes. Ele afirma que a ANA deve ser a primeira operadora a lançar a solução a bordo de aeronaves.

A companhia aérea japonesa informou, através de um vídeo online, que vai considerar a melhor forma de implementação da porta com base no feedback dos clientes e que está chamando a nova alça de ‘maçaneta de cotovelo’. Já através de seu porta-voz, a ANA informou à BBC que já havia instalado em suas aeronaves sensores nas torneiras dos banheiros e que, inicialmente, a ideia era elaborar uma porta que pudesse ser aberta com os pés, porém o passageiro poderia perder o equilíbrio em caso de turbulência.

Importante frisar que a porta não será apenas uma solução para o período da pandemia, mas sim implementada de forma permanente, visto que a maçaneta da porta do banheiro do avião ou aqueles locais onde temos que empurrar para abrir, em casos de portas sanfonadas, são muito sujos e grandes vetores de vírus. Essa tecnologia ajudaria muito na higiene das pessoas, principalmente após lavar as mãos.

“Muitos fornecedores de interiores de aeronaves propuseram uma variedade de soluções que abordam a segurança em viagens durante a crise do COVID-19; no entanto, como se sabe hoje, o sistema de porta do banheiro com as mãos livres da Jamco é o único produto no mundo a fazer uma demonstração com uma companhia aérea”, diz o porta-voz da Jamco.

Ainda não está claro se a porta teria que passar por regulamentos e padronizações de segurança antes de ser lançada.

Parece que estamos presenciando mais uma mudança permanente no nosso dia-a-dia.

Claudio Brito
Apaixonado por aviação desde o berço como filho de comissário de bordo, realizou o sonho de criança se tornando comissário em 2011 e leva a experiência de quase 10 anos no mercado da aviação. Formado Trainer em Programação Neurolinguística, conseguiu unir suas duas paixões, comunicação e aviação.

Veja outras histórias

Vespa brasileira vira ameaça à aviação em aeroporto australiano

0
Uma vespa originária do Brasil tem provocado infestações e se tornou um perigo real para os voos que operam no local.