Empresa aérea é processada por dar desconto apenas para jovens

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 787-9 Dreamliner United Airlines
Boeing 787 da United Airlines – Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A empresa aérea United Airlines está sendo processada sob acusação de discriminação depois de uma promoção na qual ofereceu desconto de 10% a jovens de 18 a 22 anos.

O processo foi aberto no dia 3 de novembro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Califórnia, alegando violações da lei antidiscriminação da Califórnia e busca o status de ação coletiva em nome dos clientes excluídos da promoção por causa de sua idade, segundo informa o Law360.

Os dois autores da ação tinham 23 e 67 anos no período em que ocorreu a suposta discriminação, segundo a denúncia.

A United fez a promoção entre 10 de setembro de 2019 e 30 de junho de 2020, válida para voos dentro dos Estados Unidos, Canadá e México até 31 de dezembro de 2020, alega o processo. Para se qualificar, os clientes precisavam usar o aplicativo da empresa e ter uma conta United MileagePlus. Os reclamantes alegam que atenderam a todos os requisitos da promoção, exceto a idade.

O processo ainda cita a declaração de missão da United e comentários de seu CEO, Scott Kirby, sobre o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão. Os reclamantes chamam as declarações de “palavras acordadas” e “mera sinalização de virtude”.

A United, por sua parte, afirma que a promoção tinha como objetivo tornar as viagens mais acessíveis aos jovens que ainda estão na faculdade ou apenas começando suas carreiras. A companhia declara que é uma pena que alguns indivíduos discordem de uma oferta que visa tornar a viagem mais acessível para mais pessoas.

“Acreditamos que este processo é completamente infundado e nos defenderemos vigorosamente”, comentou a empresa aérea em nota à imprensa norte-americana.

A lei da Califórnia de fato proíbe as empresas de discriminar pessoas com base em sua idade. Assim, o processo busca indenização de pelo menos US$ 5 milhões e uma liminar impedindo a United de se envolver em discriminação por idade.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Veja por que 4 aviões do Grupo Lufthansa passam a “declarar”...

0
A mensagem que pode ser lida na fuselagem dos 4 aviões é emoldurada pela coroa de estrelas da União Europeia (UE).