Início Indústria Aeronáutica

Empresa apresenta aeronave híbrida-elétrica que pousa e decola de telhados

A Electra Aero, empresa sediada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, apresentou esta semana seu primeiro produto comercial para atender aos mercados regionais de mobilidade aérea.

Imagem: Electra Aero

A aeronave foi projetada para transportar até sete passageiros e um piloto por até 500 milhas (cerca de 800 quilômetros) em operações a partir de um campo de futebol, podendo até pousar e decolar de telhados e estacionamentos, sem a necessidade de pistas.

A tecnologia de “sustentação” da Electra, em que as hélices movidas a motor elétrico sopram ar por toda a extensão da asa e seus flaps, permite decolagens e pousos seguros e com baixo consumo de energia a velocidades abaixo de 30 mph (cerca de 48 km/h), enquanto cruza em altas velocidades de 320 mph (cerca de 500 km/h).

Pousos e decolagens a partir de coberturas e telhados – Imagem: Electra Aero

A aeronave monopiloto possui oito motores elétricos movidos por uma combinação de baterias e um pequeno e silencioso turbogerador, o que significa que ela não precisa depender de infraestrutura especial de carregamento, pois as baterias são recarregadas durante o voo. 

Usando muito menos potência para decolar do que as alternativas de decolagem e aterrissagem verticais (VTOL), a aeronave da Electra oferece mais espaço para passageiros e carga, resultando em economia operacional superior e, ao mesmo tempo, minimizando o consumo de energia.

A empresa, que foi fundada em 2020, dedica-se à mobilidade aérea regional sustentável por meio do desenvolvimento de aeronaves híbridas-elétricas. A Electra está atualmente construindo protótipos de demonstração que validarão todas as tecnologias de produtos relevantes. A aeronave em questão está prevista para entrar em serviço comercial a partir de 2027.

Com informação da Electra Aero

Leia mais:

Sair da versão mobile