Início Empresas Aéreas Empresa avança para ser a 1ª aérea aprovada no mundo com aeronaves...

Empresa avança para ser a 1ª aérea aprovada no mundo com aeronaves eVTOL

Imagem: Joby Aero

A Joby Aero, uma empresa com sede na Califórnia que desenvolve aeronaves totalmente elétricas para o serviço comercial de passageiros, anunciou no último dia 29 de julho que deu o primeiro passo para lançar também uma companhia aérea eVTOL, com objetivo de sair na frente e ser a primeira do tipo no mundo.

Dessa forma, além de ser fabricante, está iniciando o processo para receber um Certificado de Transportadora Aérea Parte 135 (regulamento das empresas aéreas de táxi aéreo) emitido pela Administração Federal de Aviação (FAA).

Um Certificado de Companhia Aérea da Parte 135 é necessário para Joby operar sua nova aeronave como um serviço de táxi aéreo em cidades e comunidades pelos Estados Unidos. Ao lado de um Certificado de Tipo e Certificado de Produção, esta é uma das três aprovações regulatórias críticas para o lançamento planejado do serviço de compartilhamento aéreo totalmente elétrico da Joby em 2024.

Imagem: Joby Aero

A Companhia está agora na primeira das cinco etapas necessárias para que atinja a certificação Parte 135 em 2022. Ela espera iniciar a próxima etapa do processo em agosto, com a apresentação de materiais adicionais de aplicação, incluindo o complemento dos manuais operacionais da companhia aérea. Uma vez que a documentação seja aprovada, a FAA visitará os locais da Joby para observar sessões de treinamento e operações de voo de demonstração antes de emitir sua aprovação final.

Como a aeronave de decolagem e pouso verticais totalmente elétrica (eVTOL) da Joby não deverá receber sua certificação de tipo até 2023, a empresa pretende operar aeronaves tradicionais, existentes e certificadas sob a certificação da transportadora aérea Part 135, a partir de 2022 antes de adicionar a aeronave Joby ao certificado de operação da companhia aérea assim que for certificada.

O processo é liderado pelo chefe de operações aéreas da Joby, Bonny Simi, um executivo de aviação que ocupou posições operacionais e estratégicas importantes na JetBlue Airways. Simi também tem mais de 30 anos de experiência como piloto de avião na JetBlue e United Airlines.

“Estamos entusiasmados em alcançar esse marco no caminho para nos tornarmos a primeira companhia aérea eVTOL do mundo”, disse Simi. “Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a FAA enquanto nos preparamos para receber os passageiros para uma nova categoria de viagem aérea – uma que é ambientalmente amigável, tranquila o suficiente para operar perto de cidades e comunidades, e economizará tempo valioso às pessoas.”

A aeronave totalmente elétrica da Joby foi projetada para transportar um piloto e quatro passageiros com zero emissões de operação. A aeronave tem um alcance de cerca de 241 quilômetros, pode viajar a velocidades de até 321 km/h e tem uma revolucionária baixa pegada de ruído.

No ano passado, a Joby concordou com uma base de certificação “G-1” com a FAA para suas aeronaves em conformidade com os requisitos existentes da Parte 23 para aviões de categoria normal, com condições especiais introduzidas para atender a requisitos específicos para aeronaves exclusivas da Joby. De acordo com esta abordagem de certificação, a Joby empregará pilotos de companhias aéreas comerciais licenciados sob as regulamentações existentes da FAA para voar seu serviço de passageiros.

Informações da Joby Aviation

Conheça um pouco mais sobre a Joby acessando nossas matérias abaixo:

Sair da versão mobile