Empresa brasileira é a primeira do mundo a adquirir um ATR-72-600 corporativo

ATR72 corporativo
O avião chegou todo branco, foto do AELIS Group

O grupo industrial, de logística e energia brasileiro Imetame Group adicionou um turboélice ATR 72-600 como aeronave corporativa. Segundo comunicado à imprensa do AELIS Group, empresa que intermediou o negócio, essa é a primeira vez no mundo que uma aeronave desse modelo seria empregada no transporte corporativo de funcionários.

A aeronave tem matrícula PR-PFD (msn 1235), apenas 4,7 anos de idade, e foi entregue no mês passado. Tendo voado antes na empresa Firefly, da Malaísia, o voo de entrega levou quatro dias, tendo partido de Kuala Lumpur, com escalas em Bangalore, Al Ain, Cairo, Malta, Las Palmas , Ilha do Sal até chegar a Recife e depois Vitória. O turboélice Avions de Transport Régional (ATR) tem operado desde o dia 23 do mês passado, segundo informações do Flighradar24. Ele está com uma pintura toda branca.

Voo mais recente do PR-PFD aconteceu em 9 de novembro para Campinas

“Estamos felizes em atualizar nossa frota com a série ATR72-600, a aeronave líder em destaque no segmento de 70 assentos e aproveitar as inovações tecnológicas mais recentes para melhorar nossos serviços e reduzir nossa pegada ecológica”, diretor administrativo do grupo Imetame Gilson Disse Pereira.

Não é a primeira vez que o Imetame Group operava uma aeronave ATR. Anteriormente um ATR 72-200 chegou a ser usado em seu transporte interno. Trata-se do PR-AZT de 24,7 anos (msn 450) que está atualmente armazenado.

O ATR-72-200 foi usado por vários anos pela IMETAME

“Obrigado a todos da equipe IMETAME, por terem escolhido a AELIS como parceira para esta estreia mundial. Estamos orgulhosos de servir nosso cliente desde a origem até o fechamento e entrega da aeronave. Nosso foco principal de atividade, o mercado regional de aviação turboélice, está muito ativo em 2019 e nossa equipe está totalmente operacional para atender o setor quando e onde for necessário. Parabenizamos a IMETAME por esta excelente escolha”, afirmou  Philippe Lienard, CEO do AELIS Group.

Emprego do ATR-72-600 pelo IMETAME

O Imetame opera essas aeronaves para transporte de toda a sua equipe e visa proporcionar mais conforto, segurança e maior tempo dos profissionais com suas famílias, já que o tempo gasto nas viagens reduz significativamente.

Diferente do que se pratica no mercado, a Imetame, ao invés de contratar mão de obra no local dos serviços realizados fora do Espírito Santo, tem a cultura de levar a mão de obra de Aracruz para as obras fora do estado. O avião, modelo ATR com capacidade para 72 passageiros, atua de norte a sul do Brasil levando os colaboradores para as Obras e Paradas de fábricas.

Embarque de colaboradores no ATR-72-200 (o anterior)

Além disso, quando o colaborador passa o final de semana na obra, a sua família (esposa e filhos) podem viajar na aeronave da empresa para visita-lo. O novo meio de transporte da Imetame também é uma forma de realizar o sonho de muitas pessoas, que pela primeira vez terão a oportunidade de viajar de avião. É uma prática muito interessante de valorização das pessoas.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.