Início Indústria Aeronáutica Empresa chinesa lança aeronave elétrica que transporta passageiros sem piloto

Empresa chinesa lança aeronave elétrica que transporta passageiros sem piloto

Concepção gráfica do V1500M – Imagem: AutoFlight

A companhia chinesa de tecnologia AutoFlight anuncia uma nova aeronave eVTOL (elétrica de pouso e decolagem verticais) de passageiros autônoma: o V1500M. Segundo a empresa, “isso mudará a cara do transporte aéreo pessoal”.

A AutoFlight apresentou sua aeronave eVTOL autônoma de passageiro de asa fixa para o mundo no China Airshow em Zhuhai.

“Com sua aparência elegante e tecnologia inovadora, o V1500M não depende de pistas e aeroportos. Ele pode decolar verticalmente e pousar em qualquer lugar a qualquer hora. Praticamente qualquer telhado ou superfície plana torna-se um vertiport”, descreve a companhia.

Quando atinge uma certa altitude, o sistema de potência liga o propulsor de hélice dupla, de modo que o V1500M é capaz de voar na velocidade de um avião de asa fixa, enquanto, no espaço aéreo de baixa altitude, o design totalmente elétrico permite que a aeronave opere com um nível de ruído muito baixo.

Sendo capaz de voar sem piloto, o V1500M usa oito motores de elevação para decolar e pousar verticalmente como uma aeronave de múltiplos rotores, e voa por até 250 km quando transporta quatro passageiros.

A empresa destaca que, no momento, um piloto de segurança ainda é obrigatório, no entanto, conforme os avanços da tecnologia e as regulamentações se tornam cada vez mais refinados, esse espaço pode mais tarde ser alocado para outro passageiro ou bagagem extra.

“O V1500M é um marco – não apenas para a AutoFlight, mas também para o desenvolvimento global da mobilidade aérea urbana”, disse Tian Yu, fundador e CEO da AutoFlight. “Nossa empresa está comprometida em desenvolver aeronaves eVTOL seguras e confiáveis ​​para passageiros e em ajudar a criar um futuro com melhor mobilidade.”

Um sistema de energia redundante do rotor de içamento e do propulsor de hélice garante que a aeronave possa pairar com segurança quando dois dos rotores apresentarem defeito. No caso de falha de uma hélice, a outra ainda garante voo e pouso seguros. O V1500M também possui um pára-quedas projetado para funcionar como a última linha de segurança para proteger os passageiros.

A AutoFlight afirma que o V1500M realizará seu primeiro voo em um futuro próximo, mas não apresenta uma data. A meta é certificar a aeronave junto às autoridades da aviação até 2024.

A AutoFlight é uma das primeiras empresas de tecnologia na China a começar a fazer eVTOL autônomo, incluindo os de grande carga útil logística não tripulados (UAVs) e autônomos. Os UAVs logísticos foram introduzidos primeiro e já acumularam mais de 10.000 horas de voo, tendo sido testados em todos os tipos de condições extremas.

“Seguindo nossa estratégia de carga para o passageiro, avançamos passo a passo, mas de forma bastante direta”, diz Tian Yu.

Informações da AutoFlight