Empresa cria kit que transforma A320 de passageiro para carga em minutos

Os reguladores europeus aprovaram uma modificação interna nos jatos da família Airbus A320, que permite a conversão de assentos em instalações de transporte de carga. O projeto foi acelerado por conta do avanço da pandemia do novo Coronavírus e já está disponível.

A configuração dos “sacos de assento”, especialmente desenvolvidos para acomodar a carga a bordo de aeronaves “narrow body” da Airbus, é um projeto da empresa Colibri Aero e da especialista em design aeronáutico J&C Aero e destina-se ao transporte comercial e humanitário de suprimentos.

O projeto inclui blocos que cobrem uma fileira de três assentos, permitindo armazenar até 75 kg de carga por assento, além de outros 9 kg abaixo dele – somando um total de 250 kg para cada bloco ou fileira.

“O kit pode ser facilmente instalado em alguns minutos”, diz a equipe de desenvolvimento. Com ele, as empresas aéreas podem transportar correspondência, eletrônicos, equipamentos médicos e ajuda humanitária.

O projeto já havia sido iniciado no ano passado, no entanto as empresas informaram que colocaram mais recursos para acelerar o desenvolvimento, já prevendo um avanço do vírus, desde que ele apareceu na China. Elas destacam que, com as frotas paradas, tal acessório pode rapidamente transformar um avião de passageiro em cargueiro para ajudar no abastecimento de equipamentos de combate à covid-19.

A modificação obteve certificação de tipo suplementar da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias