Empresários dos Emirados tentam criar a Deek Aviation com avião IL-76 na Rússia

Ilyushin IL-76MD – Imagem: Vitaly V. Kuzmin / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Empresários do Oriente Médio estão tentando abrir uma empresa aérea na Rússia com aviões Ilyushin IL-76, um modelo da época da União Soviética em produção até hoje, mas estão supostamente encontrando dificuldades por conta de seu histórico no mercado e pelo nome de seu empreendimento.

Duas aeronaves do modelo foram compradas no início de 2021 da empresa russa Alrosa, para transportar cargas específicas. Os detalhes foram relatados ao portal russo URA.RU por dois especialistas na indústria da aviação, tanto na Rússia quanto na Ucrânia, onde os empresários também têm um negócio de aviação.

IL-76 da russa Alrosa – Imagem: Alex Beltyukov / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

“A nova companhia aérea está tentando se registrar na Rosaviatsiya no interesse da pessoa jurídica Deek Aviation com uma autorização de residência nos Emirados Árabes Unidos. Sabe-se que na Ucrânia eles têm a empresa aérea Fly Sky Airlines, mas em 10 de junho as autoridades locais de aviação suspenderam suas operações (o documento está disponível para o conselho editorial dp URA.RU). O motivo foram violações, incluindo as relacionadas ao transporte de bens questionáveis”, diz ao portal o interlocutor no negócio da aviação na Ucrânia. Ele acrescenta que, além disso, a primeira palavra do nome Deek Aviation tem uma consonância indecente com um substantivo inglês que causa risos.

Segundo ele, estão em andamento procedimentos preparatórios para obter um certificado de operador na Rússia, e uma das empresas de serviços aéreos da região da capital está fazendo isso.

Supõe-se que a nova companhia aérea será sediada em Krasnodar, o que confirma a intenção dos beneficiários da nova companhia aérea de se envolver em transporte no Oriente Médio, que se tornou muito rentável na pandemia. Na verdade, a Deek Aviation é a estrutura de gerenciamento da Fly Sky Airlines, que acredita-se estar carregando carga militar.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias