Empresas aéreas suecas aceleram projeto de avião regional elétrico

A Heart Aerospace, com sede em Gotemburgo, na Suécia, tem como objetivo produzir e certificar uma aeronave elétrica de 19 lugares até 2025 com alcance em torno de 400 km. Será um teste para seu futuro projeto de avião regional, com foco em atender até um terço das rotas domésticas suecas.

O objetivo da Heart Aerospace é o desenvolvimento de uma aeronave regional de 48 assentos, cujo projeto contará com apoio das companhias aéreas locais, Scandinavian Airlines (SAS), BRA e Wideroe. Tais empresas assinaram cartas de intenção para a aquisição de 86 aeronaves, caso o projeto avance.

A Heart Aerospace participa de um programa acelerador de start-ups, gerido pela californiana Y Combinator. O diretor da Heart Aerospace, Anders Forslund, disse que a colaboração com a Y Combinator permitirá “acelerar o trabalho” de desenvolvimento de aeronaves elétricas na Suécia e, em consequência, reduzir as emissões de gás carbônico, uma meta muito seriamente adotada pelas empresas escandinavas. “Ao eletrificar a aeronave, podemos remover completamente as emissões e, assim, criar um novo tipo de viagem sustentável”, acrescenta.

Se o projeto der certo, a indústria aeronáutica dará um importante passo para voos 100% sustentáveis.

Informações da Heart Aerospace

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.