Encerrando uma era, Boeing produz o último 737 NG; o jato vai para a KLM

Foto Anna Zvereva via Wikimedia Commons

O fim de uma era está se aproximando com a entrega do último Boeing 737-800 da história, que deve acontecer antes do final deste ano. O derradeiro jato vai para a companhia aérea holandesa KLM, onde receberá o prefixo PH-BCL. A entrega deve ocorrer antes do final deste ano. A nova aeronave recebeu uma espécie de pássaro como nome de batismo, o “Krooneend ou Crown Duck” , em linha com a tradição da KLM.

Algo interessante é que, na verdade, o fato de a KLM receber o último 737-800 está ligado a uma ironia do destino. A aeronave deveria ter sido entregue no início deste ano, mas, quando chegou, a fuselagem tinha um problema de qualidade e teve que ser trocada pelo fornecedor, a Spirit Aerosystems.

A KLM tem um total de 31 Boeing 737-800 na frota, mas não encomendou nenhum 737 MAX.

Previous generation

O Boeing 737 é uma peça fundamental da história da aviação, estando nos céus do mundo desde 1968. O programa NG foi concebido em 1993 com quatro aeronaves de comprimentos diferentes no plano: os Boeing 737-600, -700, -800 e -900.

O primeiro avião do modelo entrou em serviço em 1998, quando a primeira aeronave 737-700 foi entregue à Southwest em janeiro. Por sua vez, o primeiro voo do modelo -800 aconteceu em abril de 1998, operado pela Hapag-Lloyd, que pertence ao TUI Group, da Alemanha. Os modelos -700 e -800 foram os mais bem sucedidos da história da série NG.

737 NG
O PH-BCL tem realizado voos de teste na Boeing

Embora a forma básica do corpo permanecesse a mesma dos 737 originais, a nova geração tinha uma asa nova e maior, além de motores mais eficientes e maior velocidade de cruzeiro. Com maior alcance, os 737 NGs também permitiram voos transcontinentais nos EUA e no Canadá.

Encomendas

O -800 é o mais bem-sucedido de toda a família 737, com mais de 6.000 pedidos. É também o último dos NG serem entregues. O -900 foi lançado com a Alaska Airlines em maio de 2001 e o -900ER, adaptado para voos mais longos, foi lançado em maio de 2007 com a companhia aérea indonésia Lion Air.

Olhando para a história dos 737 NGs, é natural também olhar para o futuro. Embora hoje o MAX ainda seja um modelo controverso, ele tem tudo para reverter esse jogo e fazer história como uma das aeronaves mais revolucionárias de todos os tempos. Torcemos, honestamente, para que tudo isso se resolva e novo e ainda mais eficiente jato, esteja voando muuto em breve para dar continuidade na história do 737.

Note que, embora o Boeing 737 NG (designação dada na aviação comercial) tenha seu último exemplar prestes a ser entregue, a Boeing ainda continurá operando a fábrica, já que a versão militar, conhecida por P-8 Poseidon, ainda possui uma fila de entregas a ser concluída nos próximos meses.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias