Encontramos o logo da Asta no site da Itapemirim; coincidência?

Seguindo o melhor estilo de Easter Eggs, que é o nome dado aos segredos escondidos em aplicações ou códigos de programação, alguém deixou escapar um logotipo da Asta Linhas Aéreas, quase oculto, dentro do site da Itapemirim. A descoberta surgiu em meio a uma navegação despretensiosa e deve ser uma mera coincidência.

As relações

A relação da Itapemirim e da Asta já vem de algum tempo. Uma evidência disso veio à luz em 2020, quando a empresa mato-grossense teve um papel interessante no pontapé inicial da Ita, após vender sua operação de táxi aéreo (a América do Sul Táxi Aéreo) para que a última pudesse ganhar tração em seu processo de certificação junto à ANAC.

O fato da Ita ter comprado o táxi aéreo da Asta, àquela altura, não significava que as empresas operariam juntas, senão foi uma manobra burocrática. Depois disso, cada uma seguiu seu caminho, sendo a Asta Linhas Aéreas realizando suas rotas no centro-oeste (até suspender operações em abril desse ano) e a Ita batalhando sua certificação na ANAC.

Há uma semana, no entanto, quando o site da Itapemirim foi lançado, outra semelhança apareceu. Sua páginas na internet é muito semelhante, quase gêmea à da Asta, só mudam cores, disposição de blocos e banners, mas o estilo é o mesmo.

E a descoberta de hoje, esse restinho de Asta no site da Ita, comprova a hipótese sobre a fonte de inspiração. Ainda que possa apenas ter sido esquecido ali pelo webmaster da página, quem sabe esse logotipo perdido não poderia ser um presságio.

Como encontrar

Note que os passos abaixo só vão funcionar até a Itapemirim atualizar seu site, mas guardamos os prints para você. Testamos no Chrome e no Edge, versão Desktop

1 – Acesse o site da Itapemirim (www.voeita.com.br).
2 – Aperte Ctrl-U para ver o código-fonte.
3 – Observe o favicom no topo do navegador (imagem abaixo).

4 – Depois, acesse o site da Asta (www.voeasta.com.br).
5 – Compare.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias