Enfim, Emirates recebe o primeiro gigante Airbus A380 da pandemia

Imagem: Emirates

Um Airbus A380-800 “novo em folha” pousou em Dubai no sábado, 5 de dezembro de 2020. Ostentando a matrícula A6-EVL, é o 117º superjumbo a ser entregue à Emirates, de um total de 123 encomendados. O jato também é o primeiro do modelo entregue à empresa emiradense durante a pandemia, uma vez que o exemplar anterior havia sido trasladado a Dubai em dezembro de 2019.

Apesar de ser o jato de número 117 entregue à empresa, sua frota total de A380 soma 116, já que um (A6-EDB) foi devolvido em meados desse ano para ser sucateado e suas peças virarem reposições para jatos mais novos. O A6-EDB tinha apenas 12 anos. As próximas seis entregas estão previstas para acontecerem até 2022.

No entanto, a entrega não significa que tudo está normalizado para a Emirates. Ao contrário, a empresa sofre muito com a pandemia, demitiu dezenas de milhares, incluindo pilotos do A380, e ainda tem a maior parte dos A380 parados no aeroporto Dubai World Central (DWC). Um levantamento do Routes Online também mostra que a Emirates limitou bastante o uso do superjumbo em rotas do próximo ano, embora sena um cenário volátil, que pode mudar a qualquer momento (com a vacinação em massa, por exemplo).

Antes da pandemia, a Emirates tinha 53 destinos com o A380, incluindo São Paulo, mas essa conta hoje não chega a 20. A retirada de alguns exemplares do modelo da frota, porém, já era parte do plano dos árabes, já que, mesmo antes de março de 2020, a empresa já declarara que previa deixar de voar os A380 de lado num futuro não tão distante, substituindo-o por aeronaves bimotores.

Os dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave voou de Hamburgo, onde está localizada a fábrica da Airbus, na sexta-feira, 4 de dezembro, para Dubai. O voo de sete horas pousou no sábado em Dubai.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias