Enorme avião é filmado em intensas curvas a baixa altura entre prédios

Impressionante cena de um dos vários vídeos abaixo

Diversas pessoas estão divulgando hoje, 23 de setembro, nas redes sociais impressionantes vídeos de um enorme avião fazendo intensas curvas a baixa altura entre prédios e parques na cidade de Brisbane, na Austrália.

Como se nota nas gravações a seguir, o avião é um Boeing C-17 Globemaster, um grande avião militar conhecido por sua ampla capacidade de transporte e excelente versatilidade, comumente executando missões de transporte aéreo tático e estratégico, levanto tropas e carga em todo o mundo, e efetuando evacuações, como vimos recentemente no Aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

Nas passagens baixas em Brisbane, os pilotos do jato fazem diversas mudanças intensas de direção de voo, para se manterem nas áreas livres de obstáculos em meio à grande cidade às margens do rio que leva o mesmo nome. Veja abaixo alguns dos muitos vídeos divulgados hoje:

Este voo dos vídeos acima, apesar de chamar a atenção pelo mundo todo nas redes sociais devido às impressionantes cenas, já é algo com que os moradores locais estão acostumados. Trata-se, na verdade, de um ensaio para um tradicional evento anual da cidade.

Uma festa de fogos de artifício e uma celebração da cidade, o Riverfire retorna a Brisbane neste fim de semana após um hiato no ano passado devido à pandemia. O evento final do Festival, a espetacular exibição de fogos de artifício gratuita de Riverfire ao longo do rio Brisbane, regularmente atrai milhares de pessoas às margens do rio para celebrar a cidade.

Ao longo do dia, diversas aeronaves, entre helicópteros e aviões como este C-17 dos vídeos, apresentam-se pela cidade, e um caça F-18 Super Hornet da Força de Defesa Australiana fará um sobrevoo antes dos fogos de artifício para marcar o centésimo ano da Força Aérea Real Australiana.

Em 2020, o Riverfire foi substituído por uma exibição de laser e luzes devido às restrições da COVID-19. Em junho deste ano, a diretora artística do Festival de Brisbane, Louise Bezzina, disse que o evento reduzido do ano passado deu confiança de que os fogos de artifício poderiam retornar este ano.

“O Sunsuper Riverfire tem sido uma parte totalmente abrangente e amplamente acessível do programa do Festival de Brisbane desde 1998 e, embora algumas mudanças sejam necessárias para garantir que seja um evento seguro em relação à COVID, mais uma vez ele surpreenderá e encantará os residentes e visitantes”, disse ela.

Para conhecer mais informações sobre o Brisbane Festival 2021, clique aqui.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias