Início Vídeos Enorme avião Jumbo entra no meio da pista de Guarulhos e decola...

Enorme avião Jumbo entra no meio da pista de Guarulhos e decola dali mesmo

O Jumbo entrando na pista, em cena de um dos vídeos desta matéria

Uma cena bastante incomum foi registrada nesta semana no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, quando um enorme avião Boeing 747-400F, o popular Jumbo Jet, efetuou sua partida sem se deslocar até o início da pista para usar todo o comprimento para a decolagem.

A aeronave de matrícula TC-MCT, operada pela companhia aérea turca Air ACT, anteriormente conhecida como myCargo Airlines, havia pousado no aeroporto paulista pouco depois do meio-dia da última terça-feira, 27 de julho.

A chegada da rara e bonita visita do Jumbo também havia sido registrada em vídeos, por dois diferentes ângulos, pelos canais “SBGR LIVE” e “Golf Oscar Romeo”, conforme você acompanha nos players a seguir (aos que gostam de aviação, vale a pena conferir o bonito pouso antes de prosseguir com a incomum decolagem mais abaixo!)

Após permanecer poucas horas em solo, o Boeing 747-400F partiu do GRU Airport logo depois das 16h00 do mesmo dia. Mas, apesar de um longo voo de quase 12 horas direto de Guarulhos para a Turquia, a aeronave parece ter decolado vazia ou com um peso muito reduzido de carga.

Isso porque, com baixo peso total, os pilotos do Jumbo calcularam que não haveria necessidade de utilizar todo o comprimento de 3.700 metros da pista 27R de Guarulhos para a partida.

Ingressando pela taxiway Oscar, os cerca de 2.700 metros restantes dali até o final da pista seriam suficientes para fornecer a distância adequada para eventualmente abortar a corrida no caso de uma desistência de decolagem.

A seguir, você confere o vídeo da bela partida do grande cargueiro e, logo abaixo do vídeo, a imagem do FlightRadar24 que mostra o local em que o Jumbo adentrou a pista para a decolagem:

O Jumbo ingressando pela taxiway Oscar – Imagem: FlightRadar24

Vale ressaltar que não se trata de uma ação irregular fazer uma decolagem sem utilizar toda a pista. Como descrito acima, caso os pilotos definam pelos cálculos de performance que o avião precisa de uma distância menor para uma decolagem segura, eles podem solicitar a partida por uma das taxiways intermediárias da pista.

Devido a comentários de muitos espectadores do vídeo, vale comentar também que aquela característica de uma asa mais alta do que a outra durante a corrida de pista, que se vê no vídeo, deve-se possivelmente ao vento incidindo na aeronave não alinhado com a decolagem. Conforme a autorização de pouso do voo de Gol, que se ouve na gravação, o vento era de 340º, ou seja, praticamente de través (“de lado”) com as pistas de Guarulhos, que ficam no rumo 270º.

Caso você não tenha visto ou queira rever, convidamos você a revisitar uma matéria passada em que mostramos uma incrível decolagem de outro Jumbo cargueiro usando em torno de apenas 600 metros de pista. Incrível o desempenho do 747-400F quando está leve! Para acessar, você pode clicar aqui ou no título a seguir:

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile