Epicentro global do Coronavírus, Hubei volta a ter voos domésticos após 2 meses

Com um voo da Fuzhou Airlines na madrugada deste domingo, o serviços de transporte aéreo começaram a ser retomados na província de Hubei, no centro da China, depois de uma suspensão para o controle do surto de coronavírus em janeiro.

Foto de Pedro Aragão via Wikimedia Commons

O voo FU6779, com 64 passageiros, partiu do Aeroporto das Três Gargantas, em Yichang, em Hubei, para Fuzhou, capital da província de Fujian, leste da China, reportou a agência de notícias Xinhua.

De acordo com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC), todos os voos de passageiros e de carga em rotas domésticas nos aeroportos de Hubei foram retomados a partir deste domingo, exceto no Aeroporto Internacional de Tianhe, em Wuhan, capital da província e cidade mais afetada pelo surto de covid-19.

Xu Zuoqiang, presidente do Aeroporto das Três Gargantas, disse que antes da retomada dos voos, o aeroporto havia realizado uma desinfecção abrangente e organizado treinamento de pessoal para controle e prevenção de epidemias.

O aeroporto instalou recentemente equipamentos de imagem térmica para verificação da temperatura corporal em massa nas pessoas nos saguões de embarque e desembarque. Áreas de isolamento também foram preparadas para colocar em quarentena as pessoas com febre.

Não foram relatados novos casos confirmados da doença de coronavírus em Wuhan, embora a cidade tenha relatado três novas mortes, elevando o número total de mortes na China para 3.295. Até agora, a província de Hubei registrou um total de 67.801 casos confirmados de covid-19, incluindo 50.006 em Wuhan.

As empresas de aviação são incentivadas a adicionar voos de carga nacionais e internacionais extras para estabilizar a cadeia de suprimentos, disse a CAAC. O novo coronavírus, que se originou em Wuhan em dezembro, causou estragos em todo o mundo, mudando vidas e negócios.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias